Operação Pajeú intensifica quarentena em 13 municípios do Sertão

OPERAÇÃO QUARENTENA 24 03 2021 1

De hoje (24/03) até domingo (28/03), as forças de segurança pública de Pernambuco empregarão, por dia, mais de 100 profissionais na fiscalização das medidas sanitárias conforme decretos municipais. Estão proibidos eventos de qualquer natureza, atendimento ao público, atividades comerciais, bancárias e casas lotéricas. Supermercados e serviços de alimentação apenas por delivery

OPERAÇÃO QUARENTENA 24 03 2021 3

Após a primeira semana da quarentena mais rígida implantada pelo Governo de Pernambuco, 13 municípios do Sertão endurecem ainda mais as medidas restritivas a partir desta quarta-feira (24/03). Com isso, a forças estaduais de segurança pública intensificam as fiscalizações nessas cidades, com o reforço de mais de 100 policiais militares a cada dia. Estão sendo empregados policiais militares, bombeiros militares, guardas e agentes municipais de trânsito e agentes das vigilâncias sanitárias municipais e estadual. A determinação, que ficará em vigor até o próximo domingo (28/03), visa a conter a disseminação da Covid-19 e diminuir o número de casos da doença. As novas regras para essa região são uma iniciativa das prefeituras.

As restrições valem para os municípios de Iguaraci, Ingazeira, Tabira, Santa Terezinha, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Brejinho, Itapetim, São José do Egito, Solidão, Quixaba e Tuparetama, no Sertão do Pajeú, e também Sertânia, no Sertão do Moxotó. Neste período poderão funcionar, nesses 13 municípios do Sertão, apenas: estabelecimentos de saúde públicos e privados por sistema de agendamento, com exceção dos serviços de urgência e emergência; entregas em domicílio de serviços de alimentação e supermercados; serviços jurídicos de urgência; lava-jatos, oficinas e serviços de autopeças apenas nos casos de requisição do município e para atender emergências.

Ficam proibidas as atividades nos mercados públicos e feiras livres; comercialização de qualquer tipo de produto nas ruas e vias públicas dos municípios; eventos coletivos presenciais "com potencial de aglomeração", como shows, eventos sociais, congressos, atividades religiosas, esportivas e similares; atividades comerciais de prestação de serviço, incluindo o atendimento presencial em estabelecimentos bancários, como agências, correspondentes bancários e casas lotéricas; atendimento presencial ao público, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

BALANÇO OPERAÇÃO QUARENTENA – Desde 18 de março, quando foi desencadeada em todo o Estado, a quarentena mais rigorosa contabiliza 26.287 pessoas orientadas. Por desobediência e até desacato aos servidores públicos, 233 pessoas tiveram de ser conduzidas a delegacias. Ao todo, 10.370 estabelecimentos foram fiscalizados. Nessas ações, estão sendo empregados 4.990 profissionais. A população pode colaborar com denúncias ao telefone 190, que atende 24 horas por dia.

“Um destaque negativo é justamente o Sertão, pois ontem concentrou 75% das ocorrências de desrespeito às determinações de saúde pública. Justamente por isso, estamos intensificando fiscalizações e orientações nas cidades sertanejas. Mas casos de desobediência ocorrem em todas as regiões, com pronta resposta do efetivo de segurança. No bairro do Torreão, no Recife, na noite da terça-feira (23/03), a Polícia Militar flagrou 27 pessoas que estavam em uma casa de jogos, aglomeradas, colocando a própria saúde em risco e a de terceiros, além de praticarem contravenção penal. Os policiais conduziram todos à Central de Plantões da Capital, além de apreender máquinas e dinheiro em espécie. Os gerentes e proprietários desse estabelecimento já estão sendo investigados”, informou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.