28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Forjados em águas profundas: Bombeiros concluem Curso de Mergulho Autônomo 2023

 

WhatsApp Image 2023-11-13 at 14.11.16 (2).jpeg

  Entre os concluintes, a primeira mulher formada em Mergulho de Resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco 

 

A conclusão do Curso de Mergulho Autônomo (CMAut 2023) marca mais uma importante etapa na qualificação profissional do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foram 45 dias intensos de treinamento. Ao todo, 270 h/aula capacitaram o grupo de 14 bombeiros militares em Mergulho de Resgate. Na turma, a primeira mulher a concluir o treinamento, Samantha Amaral, aluna 07, integrante do Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá. A cerimônia de encerramento do curso aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), no Grupamento de Bombeiros de Salvamento (GBS), em Abreu e Lima, e contou com a presença do Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, presidindo a cerimônia.   

Na ocasião, os militares foram certificados por terem concluído, com aproveitamento, o curso realizado na modalidade presencial, entre os dias 25 de setembro e 09 de novembro de 2023, sob a supervisão do Campus de Ensino Metropolitano II (CEMET II), da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS). Destaque para o primeiro colocado, o aluno e 2º Tenente BM, Gabriel Jonatas Torres de Melo, com média final 9.125. “Passar em primeiro lugar nunca foi nosso objetivo final, acabou sendo consequência do todo. Primeiro lugar somos todos nós, pois todos conseguimos chegar ao fim. Somos vitoriosos”, disse o aluno, que sempre teve o sonho de se tornar um mergulhador desde que ingressou na corporação. “Quando soube que o curso sairia, já comecei me preparar e me decidi a seguir e ser perseverante, foram dias difíceis para todos, mas sabíamos que tínhamos uns aos outros para nos apoiar. E vencemos.”, comemorou.  

Em sua fala, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, frisou o compromisso desses homens e mulheres, inspirados pelo amor aos seus entes. “Diante de tudo o que os senhores receberam neste curso, tenho apenas dois pedidos para fazer: Mantenham sempre a qualidade da instrução que receberam de forma prática; estudem e se aperfeiçoem sempre. E o segundo pedido deriva deste primeiro, voltem sempre para casa, para seus familiares, e em segurança. Lembrem-se de que vocês se colocarão em situações de risco, mas que com certeza cumprirão suas missões da melhor forma possível. Mantenham o padrão. Prestem sempre o melhor serviço à sociedade em que estão servindo”, reforçou o secretário. 

O CMaut é considerado um dos mais difíceis cursos internos da corporação, pois exige grande resistência e técnicas precisas dos alunos, os quais são treinados em águas profundas, para o resgate das vítimas geralmente fatais, em virtude da profundidade em que são localizadas e retiradas. Diante disso, os concluintes receberam os cumprimentos e agradecimentos individuais do comandante geral do CBMPE, coronel Luciano Alves Bezerra da Fonseca. Além das autoridades citadas, o evento contou com a participação do gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária (GGAIIC/SDS), coronel PM Ivanildo Torres; do diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP/ CBMPE), coronel Moisés Tenório Lopes Júnior, entre outras autoridades civis e militares.

 

GARRA E PIONEIRISMO FEMININO - Não bastasse ser a única mulher do curso este ano, Samantha Amaral, bombeiro do estado do Amapá tornou-se a única mulher a concluir todas as etapas e levar o título de mergulhadora de resgate pelo CBMPE. Para ela, que é bombeiro há 10 anos em seu estado, o maior desafio do curso não foi a garra que o treinamento exige, mas a saudade da família. “Para conseguir essa conquista usei, ao máximo, todas as técnicas aprendidas para compensar a diferença física com o efetivo masculino. O que se tornou difícil para mim nessa missão, não foram os desafios que enfrentamos durante os treinos, mas a distância dos meus familiares e de meus filhos”, contou a guerreira. Samantha, assim como tantas outras mulheres e homens da segurança pública encontram em suas famílias força e motivação necessária para aprimorar o que aprenderam, a fim de prestar cada vez mais, e com excelência, o serviço de salvar e proteger vidas.


 

WhatsApp Image 2023-11-13 at 14.11.18.jpeg

WhatsApp Image 2023-11-13 at 14.11.18 (1).jpeg