Santa Maria da Boa Vista ganha Seção de Bombeiros

Unidade, entregue pelo governador Paulo Câmara, é o quarto serviço entregue no Sertão, desde o ano passado. Outras cinco unidades foram inauguradas no Agreste e Zona da Mata

prédio.jpg

Ao lado do secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, e do comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Coronel Manoel Cunha, o governador Paulo Câmara entregou, nesta quarta-feira (22/08), a 2ª Seção de Bombeiros de Santa Maria da Boa Vista, cidade localizada no Sertão do São Francisco. Vinculado ao 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina, o serviço atenderá ainda os municípios de Cabrobó, Orocó e Lagoa Grande.

Com 18 profissionais, sendo 1 oficial e 17 praças, a unidade conta com duas viaturas, sendo uma Auto Resgate (AR), utilizada para resgate e transporte de vítimas em via pública, e uma do tipo Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), destinada à atuação em incêndios e salvamentos terrestres. Assim, possui capacidade para intervir em situações de prevenção e extinção de incêndio; resgate, busca e salvamento; atendimento emergencial pré-hospitalar, além de fiscalização de serviços, projetos e instalações às atividades de segurança conta pânico e incêndio.

Para entrar em atividade, mais de R$ 1,5 milhão foi investido na unidade, sendo R$ 1,2 milhão repassado pelo Corpo de Bombeiros, incluindo equipamentos e viaturas; e R$ 300 fornecidos pela Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, que foi responsável pela reforma da estrutura, assim como mobiliário e climatização. Por ano, o Corpo de Bombeiros gastará R$ 500 mil com o custeio da unidade.

Descentralização – A 2ª Seção de Bombeiros de Santa Maria da Boa Vista é mais um passo no trabalho de descentralização dos serviços do Corpo de Bombeiros, que vem sendo implementado pelo Governo do Estado.

Só no ano passado, foram inaugurados novos serviços em todas as regiões do Estado. Na Zona da Mata, foi entregue o 7º Grupamento, em Carpina. Já no Agreste, foram inaugurados o 8º Grupamento, em Surubim; e as seções de Pesqueira, Bonito e Toritama. Por fim, no Sertão, já estão em funcionamento as seções de São José do Egito e São José do Belmonte. A expectativa é entregar, ainda este ano, o Grupamento de Bombeiros de Arcoverde.