Governo inaugura nova sede do 18º BPM no Cabo

Batalhão passa a funcionar no Centro do município, com melhor estrutura para seu efetivo de 430 policiais militares

O governador Paulo Câmara inaugura, nesta sexta-feira (07/02), às 10h30, a nova sede do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), no município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. A unidade passa a funcionar no Centro, na Rua Marechal Dantas Barreto, com estrutura mais ampla para receber o efetivo que atua no policiamento da cidade e também de Ipojuca, município vizinho. O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, e o comandante da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, prestigiaram a cerimônia.

NOVA SEDE DO 18º BPM 07.02 3 EditadaAtualmente, o 18º BPM conta com 430 policiais, e foi contemplado em janeiro deste ano com um reforço de 36 soldados recém-saídos do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP), aprovados no último concurso público para a corporação. Na nova sede, o efetivo do batalhão contará com áreas além das que existiam no antigo prédio, localizado no bairro da Cohab. Entre as melhorias obtidas com a mudança para o Centro do Cabo, o 18º BPM passa a contar com três alojamentos, área comum de descanso e estacionamento coberto para as viaturas, assim como salas para todas as seções da unidade.

“O Cabo de Santo Agostinho vem recebendo investimentos que possibilitou a redução, em 2019, em relação a 2018, de 17% nos homicídios e de 22% nos roubos, além de outras modalidades criminosas. Em 2018, implantamos no município uma nova sede da Delegacia da Mulher, uma Delegacia de Repressão ao Narcotráfico e, agora, estamos dando uma modernizada na estrutura e oxigenação no efetivo da Polícia Militar. Sabemos que os desafios ainda são enormes, e a segurança segue firme no objetivo de dar mais segurança e tranquilidade para a população”, diz o secretário Antonio de Pádua.

EXPANSÃO DA PMPE - O Governo de Pernambuco tem investido na ampliação da presença da PMPE em todo o Estado nos últimos cinco anos. Na RMR, por exemplo, implantou o 26º Batalhão, que atende os municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba. Em Caruaru e Petrolina, o Governo do Estado criou o 1º e o 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp), respectivamente, que levaram unidades especializadas da corporação (Rocam, Radiopatrulha, Choque, CIPMoto, CIPCães e BPRv) para sedes no Agreste e no Sertão. Ainda no interior, três novas Companhias Independentes também foram abertas, contemplando as regiões de Tamandaré (Litoral Sul), Araripina (Sertão) e Lajedo (Agreste).