Reunião com blocos define medidas de segurança para o Carnaval 2023

CARNAVAL 2023 REUNIÃO 10 01 2023 2

No encontro, promovido pela SDS, representantes dos blocos de rua foram orientados sobre normas de segurança para a realização dos desfiles

As operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) estiveram reunidas, nesta terça-feira (10/01), para definir medidas de segurança para o Carnaval 2023 na capital pernambucana. Representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), das Polícias Militar (PMPE), Civil (PCPE) e Científica (GGPOC), de órgãos de fiscalização e controle urbano e de segurança cidadã da Prefeitura do Recife, além dos presidentes e representantes dos blocos carnavalescos, discutiram regras para oferecer maior tranquilidade aos foliões.

O encontro tratou de temas como incremento na segurança, planejamento, cronograma de requerimentos e vistorias, regras para análise, horários de reforço e obrigações de parte a parte. Um dos coordenadores do GT Carnaval 2023, o tenente-coronel João Barros, destacou alguns pontos no encontro. “Já houve orientação para que os blocos estejam nas áreas nos horários certos, e que estejam com a documentação em dia, como a licença da Prefeitura e a vistoria do Corpo de Bombeiros. Outro ponto importante é que indiquem o responsável e sua equipe, para alinhar melhor organização e segurança dos foliões”, comentou.

O tenente-coronel Júlio Américo, representando a Diretoria de Planejamento Operacional (DPO) da PMPE, ressaltou outros temas importantes, a exemplo do cumprimento dos horários de início e término divulgados para os eventos, a proibição de carros de som particulares após os desfiles e a fiscalização por parte da prefeitura sobre o comércio de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro. Segundo ele, é importante que os desfiles encerrem na hora acordada e não se estendam, a fim de que a Polícia Militar garanta a segurança de todos os participantes.

De acordo com o comandante do Centro de Coordenação Operacional (CCO) do CBMPE, coronel Moisés Lopes, é preciso ficar atento aos prazos e preencher o formulário com o máximo de detalhes sobre o evento, porque essas informações vão definir as medidas de segurança necessárias para cada ocasião. “Cabe aos organizadores regularizar o evento, para que a vistoria seja feita e o desfile aconteça com toda a tranquilidade”, pontuou.

A Prefeitura do Recife lembrou aos responsáveis que, para não haver cruzamento dos eventos no mesmo dia, local e/ou horário, os blocos devem fazer o pré-cadastro até 15 de janeiro no Portal Conecta Recife (conecta.recife.pe.gov.br), por meio do banner Carnaval 2023. O objetivo é catalogar e licenciar as agremiações com vistas ao ordenamento urbano nos dias de folia.

A representante da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) da Prefeitura do Recife, Marta Lima, relembrou aos blocos que ainda não solicitaram o requerimento para participação que preencham o formulário online disponível no site da SDS (eventos.sds.pe.gov.br/). Desse modo, a administração municipal e a SDS têm acesso às informações necessárias para dar cobertura.

O encontro aconteceu no auditório da SDS e também contou com a presença de Felipe Nascimento, da Secretaria Executiva de Gestão e Segurança Urbana do Recife; do major Jaime Azoubel, representante da Corregedoria Geral da SDS; da delegada da PCPE Martha Virginia; do perito criminal Rafael Leite (GGPOC); e do major José Amon da Fonseca, representando o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) da SDS.

SOLICITAÇÃO DE POLICIAMENTO - Representantes de entidades públicas, privadas e agremiações que tenham interesse em solicitar atividades de Segurança Pública para seus eventos nos períodos do Pré-Carnaval, Carnaval e Pós-Carnaval de 2023 terão até o dia 31/01 para enviarem solicitação à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). O pedido deverá ser feito através de um formulário online, disponibilizado no site da SDS, por meio do site eventos.sds.pe.gov.br, idealizado pelo Grupo de Trabalho Carnaval 2023. A solicitação emitirá automaticamente um processo online que comunica as operativas da SDS para a adoção de providências.

CARNAVAL 2023 REUNIÃO 10 01 2023 1

Fotos: Carlos Medeiros/SDS