28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Operação Noronha realiza mais de 3.000 abordagens

Durante quase um mês, entre 6 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro de 2020, operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) atuaram para prevenir e reprimir crimes e infrações na ilha, além de reforçar as equipes de salvamento aquático

 

O fim de ano na Ilha de Fernando de Noronha teve segurança reforçada pelas operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), com operação que terminou com mais de 3.000 abordagens preventivas. De 6 de dezembro último até 3 de janeiro deste ano, policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e servidores da Polícia Científica trabalharam para evitar e dar pronta resposta a crimes registrados durante o período da Operação Noronha.

 

Somente nas blitz de trânsito ocorreram 1.687 abordagens a veículos, entre carros, motos e ônibus, resultando na apreensão de 22 carteiras de habilitação (CNHs) e cinco Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs). Em seis testes de alcoolemia, foi constatado nível de álcool no organismo acima do permitido por lei, e outros 69 condutores recusaram-se a se submeter ao teste. Oito veículos acabaram sendo recolhidos. O trabalho foi realizado de maneira integrada com o Detran e a Secretaria Estadual de Saúde, no caso das blitz da Lei Seca, e com a Polícia Rodoviária Federal.

 

OPERAÇÃO NORONHA 2019 1 EditadaOs policiais militares destacados para a Operação Noronha abordaram, ainda, 1.408 transeuntes nesse período. No que se refere às autuações, as Polícias registraram 18 ocorrências por tráfico de drogas, uma de porte e uso de droga e um caso de mulher vítima de violência.

 

A segurança dos frequentadores de bares, restaurantes e pousadas da ilha também foi foco do Corpo de Bombeiros Militar, que notificou 10 bares para se adequarem às normas de segurança no sentido de evitar incêndios e acidentes com multidões. Nas praias, o CBMPE ampliou a presença de equipes de salvamento e resgate aquático.

 

"Com o intenso fluxo de visitantes no fim de ano, o esforço concentrado envolvendo todas as operativas da segurança pública busca prevenir e combater os conflitos na comunidade e a perturbação do sossego, garantindo um período de festividades tranquilo em Fernando de Noronha. A ilha já é destaque no Estado por não registrar nenhum homicídio nos últimos 15 anos, e trabalhamos com afinco para manter a tranquilidade de moradores, trabalhadores e turistas", salienta o secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire.