Governo de Pernambuco apresenta Pacto Pela Vida a ministro da Justiça

Em encontro na Secretaria de Planejamento do Estado, Sergio Moro conheceu de perto as ações e estratégias do programa, que é referência por seus resultados e fortalecimento contínuos no combate à violência

Exitosa política pública que norteia as ações de segurança do Estado há 12 anos, o Pacto Pela Vida (PPV) teve mais uma vez sua estratégia e atuação elogiadas por autoridades nacionais. Na manhã desta quinta-feira (23/05), o governador Paulo Câmara apresentou ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, no Recife, o funcionamento, as ações e resultados do programa, que registrou, em abril deste ano, o 17º mês consecutivo de redução de homicídios e o 20º na redução de roubos e furtos. O ministro se colocou à disposição para futuras parcerias na área e enalteceu o trabalho realizado em Pernambuco.

“O ministro teve a oportunidade de conhecer pessoalmente como funciona o Pacto Pela Vida. Ele já tinha conhecimento prévio dos resultados, mas agora viu o modo de funcionamento. E gostou do que viu. É uma política importante, e ele se colocou à disposição para possíveis parcerias. Nós vamos procurá-lo para conversar mais, porque a nossa preocupação em relação à segurança é permanente, não podemos descansar. Mesmo com os bons resultados alcançados, temos muito o que fazer ainda. Mas a expectativa é positiva, porque Pernambuco está numa trajetória descendente. São 17 meses de redução de homicídios”, destacou Paulo Câmara.

O governador pontuou ainda parcerias neste âmbito da segurança como necessárias e importantes para o restabelecimento da paz em Pernambuco e no Brasil. “Salvar vidas, buscar oferecer segurança à população, tem que ser feito diariamente, com a participação de todos. E o que vier de ajuda federal para esse tema, que precisa ter uma coordenação nacional, principalmente na questão do tráfico de drogas e de armas, é importante para Pernambuco”, cravou.

MINISTRO MORO NO PPV 23.05 2Para Moro, a participação do governador nas reuniões do Pacto Pela Vida simboliza o compromisso da gestão com a política de combate à violência. Ele afirmou que o programa é o caminho correto. "Já tínhamos ouvido falar do programa (PPV) no ministério e até antes. Queria congratular o governador e sua equipe por este trabalho. Envolve tudo aquilo em que acredito. Os recursos são, lamentavelmente, limitados e é preciso trabalhar com dados, inteligência, integração, foco, definição de responsabilidades. Os dados são consistentes. Desde 2017, vemos a diminuição dos homicídios em Pernambuco e eu espero que essa política seja ainda mais exitosa e que nos próximos anos tenhamos índices melhores", avaliou o ministro, ressaltando que o Governo Federal quer ser parceiro nessas atuações para buscar indicadores criminais melhores para o Brasil inteiro.

REDUÇÃO – Pernambuco completou, em abril deste ano, 17 meses consecutivos de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período do ano anterior. No mês passado, ocorreram 309 homicídios, contra 355 em abril  de 2018, representando uma queda de 13%. No recorte do 1º quadrimestre dos dois anos, 2019 apresentou uma diminuição de 24,3% ou 387 vidas salvas (1.592 casos em 2018, contra 1.205 este ano).  Ao todo, 92 municípios pernambucanos e  o distrito de Fernando de Noronha não registraram nenhuma morte em seu território.

Em relação aos roubos e furtos, o Estado alcançou o 20° mês consecutivo de diminuição nos registros de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). Na comparação com o mesmo período de 2018, essa modalidade criminosa teve queda de 12,5%. No acumulado do ano, a redução é ainda maior, chegando a 17,21% de queda em relação à soma dos meses de janeiro a abril de 2018.

COMBATE À CORRUPÇÃO - Após a agenda do Pacto pela Vida, o ministro Sérgio Moro proferiu a palestra principal do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, que está sendo realizado em Pernambuco desde a última segunda-feira (20/05) para policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado e Combate à corrupção (Draco) e outros órgãos de atuação nesse campo. É uma parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a SDS, que começou por Pernambuco e será replicada em outros estados. Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a série de capacitações trouxe delegados da Polícia Federal envolvidos em operações como Lava-Jato, Mensalão e Banestado. Até esta sexta (24/05), eles capacitarão e trocarão experiências com policiais do Draco e outros órgãos de fiscalização e repressão aos crimes de “colarinho branco”.

MINISTRO MORO NO PPV 23.05 4     MINISTRO MORO NO PPV 23.05 9

Com informações da Secretaria de Imprensa de Pernambuco