28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS e operativas se reúnem para contribuir na construção do plano do Juntos pela Segurança


39af5354-7943-466b-b7ed-d48b40636ddd.jpg



Representantes do órgão colaboraram com sugestões e propostas dentro da oficina temática polícia e defesa social, um dos seis eixos estratégicos para prevenção e enfrentamento à violência



Em nova rodada das oficinas que integram a política do Juntos pela Segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas estiveram reunidas, nesta quarta-feira (09/08), com objetivo de colaborar com sugestões e propostas para a construção coletiva de um plano estadual efetivo de prevenção e enfrentamento à violência em Pernambuco. Desta vez, a temática abordada foi polícia e defesa social, um dos seis eixos estratégicos da nova política de segurança lançada pelo Governo do Estado no último dia 31 de julho.

Após uma apresentação do Juntos e do atual cenário da segurança no Estado, integrantes da SDS, incluindo representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Corregedoria e Polícia Científica, foi instruída a participar da formação de mesas de trabalhos, com objetivo de, partindo de problemas prioritários e suas causas, propor alternativas de solução e resultados esperados.

Dentre os assuntos abordados estão o crime organizado no Estado; os índices de crimes contra o patrimônio; a saúde mental dos profissionais e operadores da segurança pública; e o atendimento adequado ao cidadão (principalmente aos grupos mais vulneráveis, como mulheres, idosos e população LGBTQIAPN+). Ao final do dia, houve a apresentação das propostas priorizadas, bem como a avaliação individual de cada participante.

Para os integrantes da SDS e operativas que estiveram presentes no evento, a oficina foi um momento importante e significativo, uma vez que puderam colaborar com sugestões para a execução das futuras ações que vão nortear o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - Juntos pela Segurança, de acordo com o trabalho realizado por cada instituição e dentro de suas expertises profissionais.

“Estamos com grande expectativa de iniciarmos um novo ciclo na segurança pública pernambucana. Acredito que vamos avançar ainda mais para combatermos os principais gargalos da área, ajudando o Estado a reverter os números atuais, na garantia da defesa da população”, pontuou o diretor adjunto da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO) da Polícia Militar, coronel Fred Saraiva.

Eixos estratégicos - Todas as 14 oficinas previstas estão sendo realizadas no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), tendo representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como facilitadores do processo. Os trabalhos foram iniciados no último dia 08, com o tema prevenção social. As próximas temáticas a serem discutidas dentro dos eixos estratégicos são cidades seguras e articulação com os municípios; articulação com o sistema de justiça; administração prisional e ressocialização. Inicialmente reunindo apenas servidores públicos, a próxima fase prevê também a participação da sociedade civil organizada, municípios, legislativo estadual, pesquisadores e sistema de Justiça, num total de 350 pessoas.

 

 

e43c4c79-4858-4408-a469-6fc3aaf7c943.jpg

 

 

297052c8-cf71-45be-9a47-aa091b476dbc.jpg

 

4ed61ec0-83d4-4362-af00-9c429b622ab4.jpg