28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SISTEMA DE POLICIAMENTO JAPONÊS REDUZ NÚMERO DE ROUBOS EM BOA VIAGEM

10 de Outubro de 2018

 

Implantado desde 12 de agosto em área de 4 KM² no coração do bairro, modelo Koban colaborou com a queda de 66% nos crimes contra patrimônio nos 30 primeiros dias de atuação, em relação ao mesmo período de 2017. Os assaltos a transeuntes foram a modalidade criminosa com maior declínio: 78%

O policiamento baseado no sistema japonês Koban começa a apresentar os primeiros resultados em Boa Viagem, onde foi implantado em 12 de agosto deste ano. Nos primeiros 30 dias de atuação do novo modelo em uma área de quatro quilômetros quadrados do bairro (delimitada pelas ruas Bruno Veloso, Barão de Souza Leão, Fernandes Simões Barbosa e Avenida Desembargador José Neves), a redução foi de 66% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que incluem as diversas modalidades de roubos.

Entre 13 de agosto e 12 de setembro de 2018, foram registradas 25 ocorrências de crimes contra o patrimônio, o que representa uma queda de 66% em relação aos números notificados no mesmo período de 2017 (74). Entre as modalidades criminosas, no mesmo comparativo, a que mais teve declínio foram os roubos a transeuntes, com redução de 78% (51 em 2017, contra 11 em 2018). Além de uma base móvel de policiamento comunitário para atendimento ao público, o 19º Batalhão da PM está empregando, no perímetro, policiamento a pé, com viaturas, motocicletas, cavalaria e a Patrulha do Bairro.

“É importante ressaltar que todo o Estado de Pernambuco, principalmente a capital, consolidou uma tendência de redução dos casos de crimes contra o patrimônio e também nos homicídios. A área integrada de segurança que engloba o bairro de Boa Viagem já havia registrado, no mês de agosto, o menor número de CVP dos últimos três anos. Isso significa mais segurança e tranquilidade em uma área bastante populosa e estratégica do bairro, com concentração de bancos e comércio e onde convivem turistas, trabalhadores e moradores de todas as classes sociais”, analisa o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

SISTEMA KOBAN - Modelo de policiamento já existente em estados como Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, o sistema de policiamento japonês Koban chegou pela primeira vez a Pernambuco por meio de uma cooperação técnica entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Com uma filosofia de segurança baseada na prevenção, descentralização, proximidade e parceria com moradores e trabalhadores, a ação conta com diversas estratégias para envolver moradores, como os programas Vizinhos Protegidos, com participação de policiais em reuniões de condomínios; e Comércio Seguro, com atenção especial para áreas onde circula dinheiro vivo e estão mais suscetíveis a roubos e furtos.