28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS capacita instrutores para abordagem a pessoas com deficiência

Encontro promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) contou com dicas sobre a abordagem policial, debate sobre a terminologia correta para o público, noções de libras e atendimento a pessoas com deficiência

 

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) realizou, na manhã desta quinta-feira (11/07), uma capacitação com instrutores da disciplina Abordagem Policial, que compõem o Corpo Docente da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS).  O evento aconteceu durante o Encontro Pedagógico dos Instrutores de Abordagem Policial, no auditório da sede da SDS, no bairro de Santo Amaro. A capacitação aconteceu em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD).

 

Para o chefe da área de ensino da ACIDES, major PM Benôni Cavalcanti, o aperfeiçoamento do ensino de abordagem policial a pessoas com deficiência é uma forma de garantir a dignidade e o direito à segurança. “Nosso intuito é capacitar e sensibilizar os instrutores da SDS para a criação de práticas pedagógicas avançadas, com exercícios e treinamentos. Dessa maneira, poderemos formar e qualificar novos policiais civis e militares capazes de atender com excelência as demandas sociais no campo da segurança pública, inclusive as de pessoas com deficiência”, afirmou.

 

O major Benôni Cavalcanti acrescentou que estão sendo discutidas as particularidades de execução das abordagens policiais. “A SDS, por meio da Diretoria de Direitos Humanos da Polícia Militar, está constantemente debatendo este tema com seus especialistas e técnicos da área da abordagem”, explicou. Durante o encontro, também se tratou da terminologia correta para o público, de noções de libras e do diálogo com pessoas com deficiência visual.

 

O superintendente de Apoio à Pessoa com Deficiência, Edimilson Silva, acredita que os esclarecimentos contribuirão para o aprimoramento da abordagem policial. “A parceria da SEAD com a SDS vem para sensibilizar os instrutores, a fim de que os alunos do curso de formação possam identificar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, melhorando o atendimento na ocorrência policial.”

 

Uma das ações da SEAD já à disposição da Polícia são os intérpretes de Libras, que podem ser acionados para atuar na conversação durante ocorrências policiais em delegacias. O serviço funciona das 8h às 12h e das 13h às 16h, podendo também ser agendado.

 

Ao final do Encontro Pedagógico na SDS, houve a entrega de certificados em agradecimento à participação do superintendente da SEAD, Edmilson Silva, à interprete de libras Eliana Ferreira e à assessora do superintendente, Camilla Barros.

 

Estiveram presentes na capacitação o gestor de Integração e Capacitação da SDS, coronel PM Fernando Correia dos Santos, representando o gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária (GGAIIC/SDS), Claudio Borba; o comandante da Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP), coronel PM Raul; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente-coronel PM Walter; e o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel PM Marcelo Sougey, além de instrutores de Abordagem Policial, integrantes do Corpo de Docentes da ACIDES.​

 

Encontro Pedagógico ACIDES e SEAD 11.07 2 Editada