GT Futebol da SDS realiza planejamento de segurança para as competições 2024 no Estado

GT FUTEBOL 2.jpg

Medida vai contemplar desde a situação de regularidade dos estádios até a capacidade de público e a análise dos esquemas de segurança

Criado com objetivo de promover ações e estratégias conjuntas para o enfrentamento à violência nos estádios e em favor da cultura de paz, o Grupo de Trabalho - Futebol da Secretaria de Defesa Social (SDS) já começou o planejamento de segurança para as competições previstas para o ano de 2024. No dia 06 de dezembro, será realizada mais uma reunião de planejamento estratégico

No último dia 25 de outubro, durante reunião coordenada pela secretária executiva de Defesa Social,  Dominique de Castro Oliveira, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), no bairro de Santo Antônio, foi iniciado o planejamento que envolve desde a situação de regularidade dos estádios até a capacidade de público e a análise dos esquemas de segurança. Outras perspectivas visando o próximo ano incluem a capacitação da segurança privada para uma maior atuação nos jogos, implantação do reconhecimento facial nas catracas, convênio com a Federação Pernambucana de Futebol e cadastro dos torcedores.

Também ficou definido que a Federação e os representantes dos principais clubes serão convidados a participar da próxima reunião do GT, devendo apresentar as tabelas das partidas e as ações que estão sendo feitas relativas à estrutura interna de segurança para os jogos de 2024, além de demais medidas estabelecidas na Lei Geral dos Esportes (Nº 14.597, de 14 de junho de 2023). Desde o início do ano até o momento, integrantes do GT Futebol examinaram todos os 102 jogos realizados no Recife, incluindo as principais ocorrências registradas pelos órgãos de segurança e as prisões efetuadas, sobretudo relacionadas aos crimes contra a vida no âmbito das partidas de futebol. A análise é feita com vistas a um melhor direcionamento das estratégias adotadas.

Dentre os avanços do GT Futebol neste ano de 2023, destacam-se o alinhamento com os clubes, a implantação da operação Medina, a criação da operação Contrapista e a publicação da portaria que regulariza o acesso das charangas nos estádios (portaria da SDS número 193, de 1 de fevereiro de 2023.

GT FUTEBOL - Criado em março de 2019, o GT Futebol da SDS é coordenado pela Secretaria Executiva de Defesa Social de Pernambuco e composto também pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Conta com a participação de entes convidados para as reuniões, como TJPE, MPPE, Defensoria Pública do Estado e Federação Pernambucana de Futebol (FPF).