Ciods atende 6 mil casos de descumprimento de decreto

De quarta-feira (18/03) até segunda-feira (23/03), houve 6.414 chamados para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), pelo telefone 190, relacionados com desobediência aos decretos do Governo de Pernambuco que determinam restrições de funcionamento de estabelecimentos para prevenir o contágio pela Covid-19. Nas Operações Bar Seguro e Lei Seca, que agora atuam em conjunto, 168 bares, restaurantes e similares já foram fiscalizados

Na última segunda-feira (23/03), chegou a 6.414 o número de chamados sobre descumprimento de medidas contra o novo coronavírus feitos ao telefone 190 em Pernambuco, que vêm sendo registrados desde quarta-feira (18/03). Somente na segunda, foram 2.605 denúncias, a maioria delas - 1.072, ou 40% do total do dia - por causa do funcionamento irregular do comércio. Policiais e bombeiros militares estão nas ruas recebendo essas informações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) para orientar e, se necessário, fechar atividades que insistem em descumprir os decretos do Governo de Pernambuco que impõem restrições para evitar a Covid-19.

Além do comércio aberto, o Ciods registrou também na segunda-feira 814 casos de aglomeração de pessoas e 319 reclamações sobre funcionamento irregular de bares e restaurantes. Em menor número apareceram as denúncias sobre utilização de áreas de lazer (37), funcionamento de igrejas (33) e realização de eventos (13), entre outras atividades que estão vetadas pelos decretos do Governo de Pernambuco. Quando chegam esses relatos, o CICCR coordena a ação das equipes de segurança pública responsáveis pela fiscalização e pelo ordenamento, em parceria com as prefeituras.

BAR SEGURO E LEI SECA - Atuando juntos, os efetivos das Operações Bar Seguro e Lei Seca, que envolvem o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e a Polícia Militar (PMPE), já fiscalizaram 168 bares, restaurantes e similares desde sábado (21/03) - quando começaram a valer as restrições do Decreto Estadual nº 48.832, de 19 de março de 2020. Nesse decreto, o Governo de Pernambuco ordena que esses estabelecimentos só podem funcionar para entrega em domicílio ou como pontos de coleta, estando vetado receber clientes para consumir em suas instalações.

As duas operações estão percorrendo todo o Estado, da Região Metropolitana ao Interior, com o objetivo de orientar os proprietários de bares e restaurantes, evitando a reincidência. “Temos conseguido conscientizar, explicar o decreto, e as pessoas estão fechando os estabelecimentos sem a necessidade de interdição. Mas avisamos que, caso haja reincidência, vamos encaminhar à delegacia, com base no artigo 268 do Código Penal”, esclarece o tenente-coronel Erick Aprígio, chefe de Planejamento e Operações do CBMPE. Esse artigo prevê detenção de um mês a um ano para quem descumprir determinação do poder público destinada a impedir propagação de doença contagiosa.

O oficial do CBMPE alerta que a população do Interior também precisa colaborar, pois as Operações Bar Seguro e Lei Seca flagraram diversos casos de desobediência no fim de semana. “Em Vitória de Santo Antão e Gravatá, por exemplo, identificamos clubes e locais com piscinas, além do centro comercial, funcionando normalmente. As pessoas precisam entender que quarentena não são férias, nem lazer. É algo pelo que temos que primar, para que tudo isso acabe o mais rápido possível”, ressaltou o tenente-coronel do CBMPE.