Em 12 anos de existência, o Pacto tem saldo de 9.243 vidas salvas

WhatsApp Image 2019-05-09 at 17.44.54.jpeg

O Pacto pela Vida (PPV) completa, neste mês de maio, 12 anos de implantação com um saldo de 9.243 vidas salvas. Esse balanço é feito quando comparamos cada um desses anos com o período de 12 meses, entre maio de 2006 e abril de 2007, que antecede a implantação dessa política de Estado responsável pela integração de secretarias do Governo de Pernambuco, forças de segurança, municípios, Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário.

No período de 12 meses que antecederam o PPV, foram registrados 4.727 homicídios. Considerando os 12 anos seguintes, em 10 deles houve redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIS), nesse mesmo recorte. As maiores quedas se deram em 2012 e 2013, com 1.470 e 1.583 vidas salvas, respectivamente. Na análise de anos consecutivos, a retração mais expressiva ocorreu em 2018, na confrontação com 2017 (-23%, ou 1257 vidas salvas).

“O Pacto pela Vida, reconhecido nacionalmente e internacionalmente pelo seu êxito como política pública de segurança, a exemplo da premiação que recebeu da ONU (2013), foi um catalisador de recursos, esforços, integração, articulação com a sociedade, transparência nas estatísticas e mapeamento das manchas criminais. O próprio conceito de CVLI, basilar para todos nós que fazemos a segurança, foi um conceito gestado pelo Pacto, assim como as Áreas Integradas de Segurança, as diretorias metropolitanas, especializadas e as do Interior. A presença efetiva e a liderança dos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara alavancaram o cumprimento de metas e os investimentos”, analisou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

O secretário destacou ainda alguns projetos impactantes realizados, nesse período, a partir de decisões tomadas nas reuniões do PPV, sediado na sala de monitoramento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que coordena o programa. “Polícia Civil ganhou os departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Combate à Corrupção (Draco), além de fortalecer e interiorizar as Delegacias da Mulher; a Polícia Militar implantou os dois Batalhões Integrados Especializados do Interior (em Caruaru e Petrolina), o Bope e o Bepi; A Polícia Científica foi pioneira no Brasil com a criação de um banco de perfis genéticos para confrontação de DNA de condenados pela Justiça e também expandiu perícias e exames para todas as regiões do Estado; e o Corpo de Bombeiros se encaixou com mais efetividade na segurança, por meio do programa Bar Seguro e com a atuação do seu Atendimento Pré-Hospitalar no socorro às vítimas de violência.”

REFORÇO DE EFETIVO - Nesses últimos 12 anos, mais de 18.600 profissionais foram convocados para reforçar o combate à criminalidade e fortalecer as instituições de segurança pública em Pernambuco. Foram novos policiais militares, peritos criminais, médicos legistas, papiloscopistas, bombeiros, agentes, comissários e delegados de Polícia Civil, fundamentais para ampliação e descentralização das unidades já existentes, assim como a criação de novos batalhões, departamentos de polícia e laboratórios.