​PE tem a 2ª maior redução de homicídios do Nordeste

Depois de liderar o ranking de retração dos crimes contra vida em 2018, Estado voltou a ser destaque. Números foram comparados pelo portal G1, no Monitor da Violência, que também apontou que o Estado ocupa o 4º lugar no ranking nacional na queda dos homicídios

WhatsApp Image 2019-09-03 at 10.34.00.jpegO cálculo foi feito com dados oficiais da criminalidade, registrados no primeiro semestre de 2019, em todos os estados da federação. Pernambuco teve o segundo melhor resultado da região nordeste, com 23,07% de redução, em comparação com os primeiros seis meses de 2018. Ficando atrás apenas do Ceará.  O 4º lugar no ranking nacional se deu pela redução de 8,7% nos crimes de homicídios, feminicídios, latrocínios e nos casos de lesão corporal seguida de morte, ocorridos no estado, neste primeiro semestre de 2019. Sendo 528 casos a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

O secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire atribui o resultado ao trabalho integrado das forças policiais, demais Secretarias de governo, Ministério Público, Tribunal de Justiça e demais órgãos da SDS. “Mais uma vez fica comprovado o êxito do trabalho realizado no âmbito do Pacto pela Vida, com todos os órgãos que o integram. Todos trabalhando, diariamente, no monitoramento dos índices de violência e conseguindo novamente uma redução de 23%, nesses seis primeiros meses de 2019. Exatamente a mesma marca que atingimos ao fim de 2018, e que fez com que Pernambuco, naquele ano, fosse o Estado com maior redução de homicídio no país”, frisa o executivo da SDS.

Ainda de acordo com o secretário Humberto Freire, o Governo do Estado prossegue com o trabalho diário e intenso, buscando o aprimoramento da segurança em Pernambuco. “O governador Paulo Câmara autorizou mais investimentos, como o recompletamento de efetivo, investimentos na área de equipamentos de inteligência e equipamentos para as forças de Segurança, o que mostra que estão dando resultado. E assim prosseguiremos para que as reduções atinjam índices ainda maiores para que a gente entregue ao povo pernambucano a paz social que ele tanto merece”, afirma.

Liderança – Ano passado, Pernambuco liderou o ranking de retração dos crimes contra vida. E agora voltou a ganhar destaque no Projeto, após análise do 1º semestre de 2019.