Curso EAD para habilitar e aperfeiçoar policiais militares

Aperfeiçoamento à distância está sendo desenvolvido pela Academia Integrada de Defesa Social (Acides) da SDS. Meta é habilitar, até agosto deste ano, mais de 4,5 mil policiais militares à promoção em suas graduações

A Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da plataforma digital EAD da Acides, vem dando continuidade aos cursos voltados à ascensão profissional dos servidores da Segurança Pública. Mesmo em face da pandemia da COVID-19 a Acides tem capacitado à promoção centenas de policiais militares de diferentes níveis de graduação. Até 15 de agosto de 2020 a meta é habilitar 4.100 soldados à promoção de cabos e 500 sargentos à promoção de primeiros-sargentos até subtenentes. As promoções decorrem da conclusão, com êxito, no Curso de Habilitação de Cabos (CHC) e no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). Ambas as modalidades encontram-se em andamento na plataforma de ensino à distancia da Acides.

A finalidade do CHC PM é preparar soldados da Polícia Militar de Pernambuco para desempenharem as funções inerentes à graduação de Cabo, tronando-os aptos a atuarem como comandantes de fração de tropa, em nível operacional e administrativo.

O curso está sendo realizado em quatro entradas, com cerca de 1.050 soldados em cada uma delas. Cada entrada do CHC PM conta com 21 turmas de 50 Soldados matriculados, em cada uma. O corpo docente é formado por tutores e coordenadores selecionados entre os servidores da SDS, habilitados para tutoria online das disciplinas: Direitos humanos e Uso diferenciado da força, Policiamento orientado para o problema e Preservação de local de crime.

A primeira turma de 2020 teve início no dia 15/04 e no último dia 15/05, os 1.050 soldados matriculados concluíram o curso. A segunda turma iniciou a capacitação no dia 16/05, com previsão de conclusão também para o mês seguinte. Até 15 de agosto de 2020 mais duas turmas serão concluídas, deixando à disposição da PMPE cerca de 4.100 soldados habilitados para promoção à graduação de Cabo PM.

Já para o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) PM, os preparativos e as tramitações finais estão ocorrendo para que seja iniciado já no dia 01/06, e ao final do mês de julho, a Polícia Militar de Pernambuco disponha de mais 500 sargentos aperfeiçoados.

Diferente do CHC, o CAS PM tem a duração de dois meses, com 160 horas-aula divididas pelas disciplinas: Processo administrativo disciplinar militar, Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos e Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial, cada uma delas sob a tutoria online de servidores selecionados e capacitados para esse fim.

Avaliações também remotas - Como medida para enfrentamento à propagação do Coronavírus, o governador Paulo Câmara assinou o Decreto 48.944, de 14/04/2020, onde determina que a avaliação final dos cursos, antes realizadas presencialmente nos pólos de apoio da capital e do interior, também sejam realizadas online, no próprio ambiente virtual de aprendizagem da Academia Integrada de Defesa Social (ead.sds.pe.gov.br).

PROMOÇÕES – De 2015 até agosto deste ano, quando será concluída a quarta turma do CHC 2020, serão mais de 10.700 cabos habilitados na PMPE e mais de 1.900 Sargentos aperfeiçoados na tropa.