Desfile de Papangus, em Bezerros, é marcado por alegria e paz

WhatsApp Image 2019-03-03 at 15.32.49.jpegUm dos locais mais procurado no carnaval pernambucano, reuniu milhares de foliões nas ruas de Bezerros

Domingo é dia dos papangus de Bezerros. A festa centenária de máscaras e fantasias, uma das mais procurada do Estado, atraiu milhares de foliões para as ruas da cidade, na manhã deste domingo (03/03).

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, prestigiou o desfile. "Tenho muita alegria em acompanhar o desfile dos Papangus de Bezerros. O carnaval é uma festa bonita, uma festa que Pernambuco faz tão bem. Ontem, o Galo da Madrugada foi um sucesso, na sexta-feira tivemos a abertura do Carnaval do Recife e na quinta, em Olinda. Nosso carnaval está acontecendo com muita paz e alegria. E, em Bezerros, não seria diferente. As pessoas andando nas ruas, brincando com suas famílias, os papangus desfilando, a alegria e a harmonia tomando conta da festa. Pernambuco merece um carnaval de paz”, afirmou.

O governador visitou ainda o Centro de Comando da Polícia Militar e a Delegacia Móvel da Polícia Civil, instalada em Bezerros durante os festejos dos Papangus, que segue até a terça-feira (05/03). Ao todo, 20 delegacias estarão de plantão no Agreste e Zona da Mata.

Para monitorar, em tempo real, a festa no Agreste de Pernambuco, a secretaria de Defesa Social - SDS, inovou com a implantação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Caruaru, focado na região, inclusive em Bezerros, com o objetivo de auxiliar o trabalho preventivo e ostensivo das forças de segurança que estarão nas ruas, por meio de câmeras de videomonitoramento.

Cerca de 7 mil postos de trabalho foram ativados pela PMPE, 1.077 pela Polícia Civil, 892 pelo Corpo de Bombeiros Militar e 24 pela Polícia Científica para garantir a segurança e tranquilidade dos festejos carnavalescos na Zona da Mata e Agreste.

"A partir do planejamento realizado pela SDS o carnaval está transcorrendo num clima de paz, do litoral ao interior do Estado. Para garantir a segurança de todos os pernambucanos, a secretaria de Defesa Social está acompanhando os principais polos de folia, através dos Centros Integrados de Comandoe Controle do Recife, Caruaru e Serra Talhada. Temos percorrido alguns polos e o que vemos são foliões brincando e aproveitando a folia de momo", ressaltou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

SERVIÇO - Durante o desfile dos papangus, a Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB/SDS, realizou a identificação das crianças, colocando pulseiras com os dados do menor e do responsável, além de telefone para contato.

Quem estiver acompanhando a folia dos Papangus, pode aproveitar para cadastrar os aparelhos celulares no Programa Alerta Celular. O serviço está sendo oferecido no posto de cadastro, proximo ao Posto de Comando da PMPE em Bezerros. A ferramenta tem ajudado as polícias de Pernambuco a recuperar e devolver a seus proprietários os telefones celulares furtados ou roubados.