28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

PMPE participa de seminário sobre Polícia Comunitária

Treze policiais militares de Pernambuco, que atuam no Koban, estiveram presentes no encontro que abordou ações de policiamento comunitário

 

Comitiva composta por 11 policiais do 19º Batalhão e dois do 17º BPM, que atuam no policiamento Koban, participou nos dias 17 e 18 de Outubro do I Seminário Internacional de Policiamento Comunitário, realizado pela PM da Bahia. A temática girou em torno das ações desenvolvidas para a aproximação com a comunidade, e do policiamento para além dos índices de violência e delitos.

O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia, na ocasião, o efetivo pode conhecer algumas experiências das PMs, no policiamento comunitário, de outros estados da federação, entre elas, PM da Bahia, Paraíba e Minas Gerais, conhecendo projetos que viabilizaram uma verdadeira transformação social na localidade onde são desenvolvidos.

Sobre a experiência adquirida no encontro, o major Oliveira Júnior, coordenador estadual de Polícia Comunitária, da PMPE, considerou: “O diferencial que percebemos diante dos modelos implantados é a importância de ter uma boa estruturação dos índices de desempenho como método de monitoramento, análise e reconhecimento das ações do efetivo”, disse. Para ele, além da periodicidade das reuniões comunitárias, é fundamental, para o efetivo que atua diretamente com a comunidade, buscar aprimorar o engajamento desta com o policiamento local.

O encontro também abordou a diferença entre ação social e projeto social, colocando o policial como mediador das ações e a importância de se firmar parcerias para intervir nas problemáticas da comunidade.

Na ocasião o efetivo conheceu a estrutura e funcionamento de três bases comunitárias na Bahia, sendo uma fixa e duas móveis; visitou o Quartel do Comando Geral da Bahia, onde tiveram a oportunidade de compartilhar sobre a execução de projetos sociais desenvolvidos pelo 19° Batalhão da PM, bem como, sobre a atuação do policiamento comunitário - Koban em Pernambuco.

Koban - O modelo de segurança comunitária japonês, que propõe a proximidade com a população local é realizado pela PMPE, por meio da SDS, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Agência Nacional de Polícia do Japão. Executado pelo 19º e 17º BPM, com uma base modelo implantada no bairro de Boa Viagem, onde projeto já colheu resultados expressivos na diminuição da violência (-41% nos roubos), já no primeiro ano de atuação naquele bairro. Em Paulista começou a atuar no bairro de Maranguape II, onde os policiais do 17º Batalhão chegaram transpondo obstáculos dos paradigmas, que incluía consumo de drogas nas ruas e até dentro de escolas. O projeto aportou no município pouco antes da implantação do piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, do governo federal, desenvolvido em cinco cidades de diferentes estados do país, incluíndo Paulista - PE.