SDS prepara esquema especial de segurança para realização da Operação Paradas da Diversidade 2023

Reunião Paradas da Diversidade (2).jpg

Reunião debateu estratégias, orientações e logística, com objetivo de garantir que todos os eventos transcorram com tranquilidade

As forças de segurança de Pernambuco estão preparando um esquema especial para realização da Operação Paradas da Diversidade 2023. Entre os dias 03 e 30 de setembro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas vão executar um trabalho de forma integrada, com objetivo de garantir a segurança dos participantes dos diversos eventos que vão ocorrer na capital, Região Metropolitana e alguns municípios do interior.

Sob a coordenação do Gestor de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Marcelo Santos, foi realizada uma reunião no auditório do órgão, nesta quarta-feira (23/08), para discutir os detalhes da operação, com a presença de servidores das Polícias Militar e Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros, bem como representantes de instituições parceiras, entre elas CTTU e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e ainda da organização dos eventos.

"Fizemos um planejamento com bastante antecedência, com os cuidados necessários para que o trabalho seja realizado de maneira efetiva e integrada, a exemplo de todos os eventos de grande porte em que a SDS está presente. Nossas equipes vão atuar não apenas nos locais de grande concentração, como também nas áreas próximas aos eventos, até a sua dispersão", assegurou o tenente-coronel.

O Gestor de Grandes Eventos da SDS reforçou que, embora as Paradas da Diversidade ocorram tradicionalmente no mês de setembro, por ser mais representativo para a população LGBTQIAPN+, a SDS também irá reforçar o policiamento em eventos correlatos que ocorram fora desse período. E orientou aos organizadores para ficarem atentos em relação às determinações do Corpo de Bombeiros, relativas às vistorias de trios elétricos e estruturas fixas dos eventos, dentre elas os palcos.

A primeira Parada da Diversidade está marcada para o próximo dia 03 de setembro, em Casa Amarela, zona norte do Recife, seguida do Cabo do Santo Agostinho (06/09); Olinda (10/09); da Parada da Diversidade de Pernambuco (17/09); e também nos municípios de Garanhuns e Pesqueira, dentre outros locais.

Serviços à população - Uma série de serviços serão disponibilizados durante a realização das festividades, a exemplo da Delegacia pela Internet, onde é possível fazer o registro de roubo, perda ou extravio de documentos. Haverá ainda a presença de equipes do Programa Alerta Celular, para auxiliar a população a fazer o cadastro do aparelho no sistema e, assim, permitir que, em caso de ser vítima de roubo ou furto, as polícias possam encontrar o item subtraído; e atuação de uma equipe de plantão da Corregedoria Geral da SDS.

FOTOS: Élvano Nazir

Reunião Paradas da Diversidade (3).jpg