28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Setembro Amarelo: Forças de segurança pública atentas ao cuidado com a saúde mental de seus servidores

PALESTRA PM 3.jpg

A delegada federal Dominique de Castro Oliveira, futura secretária executiva da SDS, prestigiou o evento

Em alusão à campanha do Setembro Amarelo, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) realizou a primeira palestra de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio da história da corporação. O evento aconteceu na quinta-feira (28/09), no auditório da Uninassau, reunindo comandantes e demais integrantes da PM, além de servidores da Secretaria de Defesa Social (SDS). A delegada federal Dominique de Castro Oliveira, anunciada como secretária executiva da SDS pela governadora Raquel Lyra e o comandante-geral da PMPE, coronel Tibério César também prestigiaram o evento.

Na abertura, a delegada federal Dominique de Castro Oliveira enfatizou a importância de se promover um ambiente de trabalho saudável e de se debater, abertamente, questões psicológicas que afetam as tropas, que precisam desse olhar diferenciado e cuidado devido à rotina estressante que vivenciam no dia a dia.

O comandante-geral da PMPE, coronel Tibério César, por sua vez, destacou o comprometimento do Governo do Estado e das forças de segurança com o bem-estar e o cuidado com seus servidores. No mês de março deste ano, inclusive, foi inaugurado o núcleo de saúde mental para policiais e familiares no Recife, um espaço voltado à atenção e à saúde mental do efetivo.

Como convidada especial, a socióloga Dayse Miranda, doutora em Ciência Política pela USP e presidente do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), proferiu palestra a um público atento e interessado, com o tema “Saúde mental e fatores protetivos contra o risco do suicídio na segurança pública”.

Na ocasião, foram abordados diversos aspectos, a exemplo dos estigmas e preconceitos relacionados à saúde mental, principalmente no ambiente de trabalho, fatores de risco e proteção, bem como a necessidade do autocuidado como mecanismo de prevenção individual, necessário para uma vida mais saudável e produtiva. “Saio daqui feliz de ver o estado de Pernambuco assumindo o compromisso com a saúde mental de seus colaboradores da segurança pública, a partir de uma gestão mais humanizada. Mais do que nunca, precisamos investir para fazer a diferença na vida desses policiais”, pontuou Dayse Miranda que, em continuidade ao evento, também coordenou workshop sobre saúde mental no trabalho.

Suicídio - Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que, no Brasil, morrem mais policiais militares e policiais civis por suicídio do que em combate. Apenas entre os anos de 2017 e 2022, foram registradas 497 mortes por suicídios de policiais civis e militares, enquanto ocorreram 316 mortes de integrantes de ambas as corporações em confronto, no mesmo período.

FOTOS: Élvano Nazir/SDS e Ascom PMPE 

PALESTRA PM 2.jpg

PALESTRA PM 4.jpg