28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

COMUNIDADE SEGURA EMITE CARTEIRAS DE IDENTIDADE GRATUITAMENTE EM JABOATÃO

14 de Novembro de 2018

 

A ação contou com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de professores do Proerd

O Projeto Comunidade Segura, idealizado pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), deu continuidade às suas atividades no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, nesta terça-feira (13/11). A iniciativa cidadã, que já beneficiou bairros do Recife e Olinda, agora segue atendendo outras localidades na Região Metropolitana do Recife.

A ação emitiu 100 carteiras de identidade, 100 certidões de casamento, óbito ou nascimento e cadastros de pessoa física (CPF), além das fotografias para os documentos. Também foi realizado cadastro dos participantes no programa Alerta Celular, da SDS. O objetivo é proporcionar a gratuidade na obtenção dos documentos a partir da segunda via, e também alertar estudantes quanto aos perigos das drogas, à prevenção da violência doméstica e ao bullying, entre outros temas.

O evento contou com a participação da Banda da Polícia Militar e, também, a apresentação de cães de resgate do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com Silvan Ataide, policial militar e um dos palestrantes do Proerd (Programa Educacional de Resistencia às Drogas), uma ação como esta proporciona uma maior interatividade da polícia com a comunidade.

“Um acontecimento como este sensibiliza os policiais sobre a importância da aproximação com as pessoas, faz com que a população participe efetivamente e veja como são os diferentes trabalhos da instituição Polícia Militar e dos diversos órgãos operativos da SDS”, explicou Ataide.

O atendimento à população se estendeu das 8h às 16h, na Escola de Referência em Ensino Médio Adelaide de Pessoa Câmara. Para a obtenção da nova carteira de identidade no Comunidade Segura, o cidadão precisa levar certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e duas fotos 3x4.