Polícia Científica ganha reforço com novos médicos legistas e auxiliares de perito

WhatsApp Image 2021-12-14 at 13.51.34_capa.jpeg

Novos profissionais da segurança pública de Pernambuco celebraram formatura na manhã desta terça-feira (14), no Recife. Os 86 novos servidores irão reforçar as unidades de Polícia Científica no Estado

Com esse incremento, Pernambuco amplia a capacidade de atendimento da Polícia Cientifica na área de perícias essenciais para a investigação de crimes. Os novos 41 médicos legistas e novos 45 auxiliares de perito darão inicio às atividades a partir de janeiro de 2022, passando a atuar nas unidades do Instituto de Medicina Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC). A solenidade marcou a última etapa do concurso público prestado em 2016 por esses, agora, profissionais.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire reconheceu a importância do trabalho pericial na elucidação de crimes e redução da criminalidade. Ele citou, como exemplo, o chamamento do maior número possível de aprovados nos concursos públicos para a segurança pública de Pernambuco. “Estamos nessa busca incansável de melhorar a segurança em nosso estado, reduzindo os homicídios, através, também, da identificação de seus autores, iniciado com os trabalhos periciais da Polícia Cientifica, que leva à justiça provas concretas para a conclusão dos fatos”, destacou Freire.

Humberto Freire citou ainda as principais conquistas da Polícia Cientifica junto ao governador. “Em 2017, a aprovação, de pronto, do nosso plano e interiorização da Polícia Cientifica. Hoje temos nove Unidades Regionais de Polícia Cientifica (URPOC) que levam ao interior do estado os serviços, antes apenas realizados na Capital. Além da interiorização da balística forense, com aquisição do que há de mais moderno em equipamentos. Um investimento de mais de R$ 6 milhões”, destacou Freire.

O governador Paulo Câmara enalteceu a atuação da Polícia Cientifica para o sucesso do Pacto pela Vida. “Agradecemos o trabalho incansável e de excelência desenvolvido pela gestão e pelos profissionais da Polícia Científica, com foco nas metas e diretrizes a favor das vidas, da diminuição dos crimes em nosso estado. É Pernambuco dotado de todos os mecanismos necessários para priorizar o que é importante, as vidas. Com incremento desses novos servidores, vamos poder dar um retorno mais rápido à nossa sociedade, cumprindo nosso papel na diminuição da violência em nosso estado. Contamos com vocês para darmos as respostas necessárias à nossa população”, ressaltou Paulo Câmara.

Durante a solenidade, foram homenageados os órgãos parceiros da Polícia Cientifica e os primeiros colocados das turmas de médicos legistas e auxiliares de perito, respectivamente. Destaque para as primeiras colocadas, a médica Renata Vieira e a auxiliar de perito, Raissa Gabriela. Vale lembrar que Raissa Gabriela, oriunda da Polícia Militar, primeiro lugar geral no curso de formação da PMPE, no ano de 2019.

“A polícia Cientifica de Pernambuco é a mais antiga do Brasil e conta hoje com profissionais altamente capacitados, sendo referência para outros estados da federação e até fora do nosso país. Vocês irão somar esforços a essa equipe já atuante, realizando um trabalho que tem feito toda a diferença em nosso Estado. Nosso trabalho é capaz de mudar a história de pessoas e da nossa sociedade”, ressaltou a gestora da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, durante as boas vindas aos formandos.

FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR - O Curso de Formação teve duração de quatro meses, na modalidade presencial, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19. As aulas foram realizadas no Campus de Ensino Recife (CERE), da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES), assim como da Coordenação de Ensino e Pesquisa e Gestão da Qualidade da Polícia Científica. Todos os alunos foram selecionados por meio de prova teórica, exame médico de saúde, teste psicológico e teste de aptidão física.

No Curso de Formação para Médicos Legistas, foram cumpridas 692 horas-aula de 27 disciplinas. Para o Curso de Formação para Auxiliares de Perito foram 638 horas-aula com 32 disciplinas. Entre as matérias estudadas, criminalística, direitos humanos, toxicologia forense, sexologia forense, antropologia forense, genética forense, local de crime e fotografia forense.

WhatsApp Image 2021-12-14 at 13.54.11_d1.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-14 at 13.54.12-d2.jpeg