SDS homenageia unidades operacionais que se destacaram na FT Coletivos

A solenidade agraciou policiais civis e militares que contribuíram para a redução de roubos a ônibus na RMR

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco homenageou policiais militares e civis que se destacaram pelos serviços prestados na Força-Tarefa Coletivos (FT Coletivos). A solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira (28/05), no Auditório do Banco Central, situado na Rua da Aurora, e contou com a presença do secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

A FT Coletivos foi criada em agosto de 2017, através da Portaria nº 4383, e tem como objetivo o mapeamento permanente de ocorrências de roubo a ônibus em todo estado de Pernambuco. Reuniões mensais são realizadas com as unidades operacionais das Polícias Civil e Militar a fim de mapear locais e horários mais frequentes de ocorrências de roubos a ônibus. A partir desse estudo, traçam-se as estratégias de redução aos índices de criminalidade.

Segundo o secretário executivo de Defesa Social, a FT Coletivos trabalha em três eixos: planejar, executar e avaliar. “Apesar de essa tríade ser responsável por resultados positivos, é necessário reconhecer e recompensar aqueles que se destacam no desempenho das suas funções. O êxito indicado pela redução nos índices de criminalidade traz o estímulo necessário para prosseguir. É um trabalho árduo, principalmente porque a violência não vê limites geográficos, mas as estratégias traçadas e renovadas semanalmente nas reuniões da FT Coletivos têm sido responsáveis pela constante queda dos roubos a ônibus”, pontou Humberto Freire.

Entre os períodos com maiores percentuais de redução está o mês de setembro de 2018, quando foram computados seis dias sem ocorrência de roubos a ônibus e 11 dias com apenas uma ocorrência, um índice menor que a média diária, que é de 2,5. É válido ressaltar que diariamente são realizadas 26 mil viagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife. “Esse é o resultado de um esforço conjunto entre as Polícias Civil, Militar, prefeituras, Grande Recife Consórcio, Urbana PE e outros atores. É fato que juntos somos mais fortes, todos buscando um mesmo propósito”, enfatizou o diretor adjunto da FT Coletivos, tenente-coronel Ivanildo Torres.

HOMENAGEM FT COLETIVOS 28.05 3Para essa premiação dos destaques da FT Coletivos 2018 foram utilizados dois critérios – o da redução absoluta, que avalia o trabalho conjunto da Polícia Civil e Militar nas Áreas Integradas de Segurança (AIS), e o da redução relativa, que trata do percentual de redução dos índices de roubo a ônibus nas AIS. A próxima premiação também levará em consideração o critério produtividade, a fim de agraciar ainda mais unidades operacionais que vierem a se destacar na prevenção e no combate aos roubos a ônibus.

Nesta solenidade, foram agraciados policiais militares e civis da AIS 6, área que se destacou pelo critério da redução absoluta, computando 95 ocorrências de roubo a menos no ano de 2018 se comparado a 2017. E a AIS 2, que se distinguiu pelo critério da redução relativa, alcançando uma média de 65% de diminuição nos números de assalto a coletivos no mesmo período.

Além do secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, estiveram presentes na cerimônia o diretor Integrado Metropolitano da Polícia Civil de Pernambuco, Ivanildo Pereira; o diretor adjunto da Diretoria de Policiamento Operacional da PMPE, coronel Antônio Ronaldo; o gerente geral do Ciods, coronel Paulo Cabral; o representante da Urbana PE João Técio; e o representante do Grande Recife Consórcio Fábio Holanda.