Carteira de Identidade Nacional e novos equipamentos chegam ao IITB

IITB 4K 28 12 2022 6

O governador Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, inauguraram nesta quarta-feira (28/12) um detector de impressões digitais em locais de crime com tecnologia 4K, além de iniciarem a emissão do novo documento nacional de identificação

Os serviços do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), da Polícia Civil de Pernambuco, ganharam mais investimento em modernização a serviço do combate ao crime e do fortalecimento da segurança pública. Nesta quarta-feira (28/12), o governador do Estado, Paulo Câmara, e o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, inauguraram um novo equipamento com tecnologia 4K para detectar impressões digitais em locais de crime. Também anunciaram o início da emissão, em Pernambuco, da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento padronizado que unifica o CPF como registro geral e conta com itens tecnológicos para conferir mais segurança à identificação dos cidadãos.

Solução tecnológica que demandou investimento de R$ 570,5 mil, o detector multiespectral de impressões digitais latentes também gera imagens para impressões digitais sem contato (tecnologia contactless). Representa um avanço na identificação civil e criminal, pois dispensa a utilização de produtos químicos nas superfícies que passam por perícia. Isso vai aumentar substancialmente as superfícies examinadas e permitir identificar, com mais rapidez, a identificação de vestígios papiloscópicos em locais de crime. “O Instituto está dando um novo passo com os equipamentos que vão ajudar no trabalho da Polícia Civil e no serviço oferecido ao cidadão pernambucano. É mais um dia importante em que mostramos os avanços na segurança pública”, ressaltou Paulo Câmara.

Já a nova Carteira de Identidade Nacional é um instrumento de segurança e cidadania que busca desburocratizar a vida do cidadão brasileiro. Com novos itens de segurança e um QR Code, o documento confere mais agilidade na concessão de crédito e no recebimento de direitos sociais e assistenciais pela população. De acordo com o Decreto nº 10.977/2022, a CIN unifica nacionalmente o número do CPF como registro geral de identificação. Neste primeiro momento, somente serão emitidas as carteiras de 1ª via e aquelas para maiores de 65 anos. Os demais cidadãos podem solicitá-la a partir de março de 2023, prazo conferido pelo Governo Federal.

Na ocasião, o IITB ainda lançou a Cartilha do IITBzinho, que apresenta à população como se dá o trabalho do instituto, de forma simples e direta. Por meio do personagem IITBzinho, a publicação divulga os serviços públicos disponibilizados no âmbito civil e social, demonstrando as atividades policiais específicas do IITB em uma linguagem acessível, com identidade visual que aproxima o cidadão e a instituição.

Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais Ana Elisa Sobreira (Mulher) e Marcelo Canuto (chefe do gabinete do governador); o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Roberto Santana; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão; o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho; o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti; o gestor do IITB, Paulo Jean; o deputado estadual Antonio Fernando; o deputado federal eleito Pedro Campos; e o deputado estadual eleito Sileno Guedes.

Com informações da Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Fotos: Luciano Luck/SDS e Hélia Scheppa/SEI