Três detidos por descumprir proibição de acesso a praias

Casos ocorreram no domingo (05/04) e na segunda-feira (06/04), em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. Policiamento orientou a saída da faixa de areia, porém houve resistência e essas três pessoas tiveram de ser conduzidas a delegacias de Polícia Civil. Ligações para o telefone 190 denunciando desobediência às normas do Governo do Estado contra o coronavírus já chegam a 24.006, em 19 dias de recebimento de queixas do tipo

O trabalho de fiscalização para evitar que a população circule nas praias de Pernambuco continua. A sociedade está colaborando com as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus. Somente em duas situações a polícia teve de agir usando a força para fazer valer a proibição de acesso às praias. A primeira ocorreu domingo (05/04), em Rio Doce, Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). O segundo e mais recente caso foi registrado na manhã desta segunda-feira (06/04) na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, também na RMR. Em todas as ocorrências, houve resistência à orientação de policiais militares, o que provocou a condução a delegacias de Polícia Civil.

Um homem que jogava futebol com um grupo nas areias da praia de Zé Pequeno, em Rio Doce, e uma mulher que tomava banho de mar na mesma área foram os primeiros detidos, por volta das 14h do domingo (05/04). O policiamento ostensivo avistou a situação e informou-lhes que deveriam deixar o local. No entanto, essas duas pessoas recusaram-se a obedecer à ordem dos PMs e da Guarda Municipal de Olinda. A mulher, inclusive, cometeu desacato, pois questionou os servidores se eles sabiam com quem estavam falando, uma vez que seria filha de uma promotora de Justiça. Tanto o homem quanto a mulher acabaram autuados na Delegacia do Varadouro, onde se lavraram Termos Circunstanciados de Ocorrência.

Já nesta segunda-feira, por volta das 9h, um homem que estava na praia de Piedade, nas proximidades da Igrejinha, negou-se a atender aos pedidos da PMPE para sair da faixa de areia. Foi levado à Delegacia de Prazeres, onde, neste momento, estão sendo feitos os procedimentos de Polícia Judiciária. Não houve detenções similares no sábado (04/04). Lembrando que desobedecer às determinações sanitárias para evitar disseminação de doença contagiosa é crime, enquadrado no artigo 268 do Código Penal, que prevê detenção de 1 mês a 1 ano, além de multa.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, reforça a necessidade de cumprir as medidas de distanciamento social estipuladas pelo Governo do Estado, como forma de prevenir a propagação da epidemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. "É importante registrar que a grande maioria da população tem colaborado, evitando ir à faixa de areia, seguindo as orientações com muita tranquilidade. E ressaltamos que, além da fiscalização nas praias, continuamos com o policiamento ordinário ativo, mantendo a segurança da população. Os pernambucanos podem ficar tranquilos porque esse trabalho está reforçado: além da Polícia Militar, temos a parceria com as guardas municipais nessa vigilância", assegura.

MAIS DE 24 MIL DENÚNCIAS AO 190 - A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) recebeu, entre 18/03 e 05/04, 24.006 denúncias que apontavam desrespeito aos decretos do Governo do Estado que visam à contenção da epidemia. Aglomeração acima do limite de dez pessoas permitido, funcionamento irregular de comércio e de bares e restaurantes têm sido as principais queixas de quem liga para o telefone 190, que acolhe os chamados 24 horas por dia.

Dos mais de 24 mil telefonemas, 44% (10.552 em dados absolutos) traziam denúncias de reunião de mais de dez indivíduos, o que está vetado pelo Decreto Estadual nº 48.837, de 23 de março. Comércio aberto contrariamente ao determinado pelo Governo de Pernambuco teve relação com 5.159 ligações, ou 21,5% do total. A terceira motivação são os bares e restaurantes que insistem em atender clientes em suas dependências: 4.852 denúncias (20,2%). Nesse tipo de estabelecimento, apenas é permitido servir de ponto de coleta e fazer entregas.

Somente no último sábado (04/04) e domingo (05/04), o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) recebeu 1.900 e 1.823 reclamações pelo telefone 190, respectivamente.