PMPE REALIZA 1º CONGRESSO DE POLICIAIS MILITARES FEMININAS EM PERNAMBUCO

O evento contará com a participação de policiais femininas de todo o país

WhatsApp Image 2019-03-12 at 17.03.15.jpeg

A Polícia Militar de Pernambuco promoverá o 1º Congresso de Policiais Militares Femininas do Estado. O evento será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, e está sendo promovido pelo Centro de Assistência Social (CAS). A programação terá início na próxima quarta-feira (13/03) e prosseguirá até a sexta-feira (15/03).

21 Estados da Federação estarão representados no evento, que contará com a participação de policiais militares, civis e federais, além de guardas municipais e agentes penitenciárias de todo o Brasil. O congresso tem como escopo a troca de experiências, a valorização do trabalho e a discussão sobre os direitos das mulheres envolvidas com a segurança pública.

Além das policiais de Pernambuco, que já somam 546 inscrições, o Estado que mais está enviando participantes é o Pará, que tem 53 inscrições, seguido da Paraíba, com 30 participantes. No total, o congresso contará com quase 1.000 participantes. Nos intervalos entres as palestras e debates, serão oferecidas atividades culturais e esportivas.

De quarta-feira (13/03) a quinta-feira (14/03) as programações serão realizadas no Centro de Convenções de Pernambuco, situado no município de Olinda. E na sexta-feira (15/03) haverá uma programação cultural no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, seguida de uma aula de zumba ao ar livre, na Praia de Boa Viagem.

De acordo com a presidente da comissão do congresso, coronel PM Valdenise Salvador, o evento também tem como objetivo a integração entre as policiais do Brasil. “O congresso foi idealizado com a principal finalidade de integração entre as policiais femininas de todo o Brasil, uma vez que temos diversas demandas a serem debatidas, além das experiências profissionais de outros estados que iremos compartilhar. A iniciativa faz parte também do programa nacional de qualidade de vida que traz várias temáticas no tocante ao exercício da nossa profissão, que pretendemos implementar de forma conjunta em toda a corporação”, explica.

O encontro oferecerá às congressistas a participação em debates de temas variados, como o projeto de adequação, inclusão e reforma dos alojamentos e banheiros femininos. Serão discutidos também a aplicação dos recursos financeiros para estes investimentos, educação doméstica, saúde feminina, saúde mental, maternidade, apresentação pessoal, violência doméstica e outros.

Entre as palestrantes convidadas para o evento estão, a vice-presidente do Instituto Maria da Penha (IMP), Regina Celia, a corregedora Geral da SDS, Carla Patrícia Cunha, a endocrinologista do Centro Médico Hospitalar da PMPE Lisete Pontes de Barros, a tenente-coronel Deise Farias, da Diretoria de Saúde da PMPE, e a delegada e deputada estadual Gleide Ângelo, entre outras.

1º Congresso de Policiais Militares Femininas de Pernambuco

Período: De quarta-feira (13/03) a sexta-feira (15/03)

Abertura: 8h

Local: Centro de Convenções de Pernambuco