28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Equipes da Operação Quarentena aumentam para 232 no fim de semana

Nos últimos dias da quarentena mais rígida decretada pelo Governo de Pernambuco em cinco cidades, efetivo das forças de segurança pública amplia presença em bloqueios nas ruas e avenidas, na fiscalização do transporte público, do comércio e da circulação de pessoas. Até o domingo (31/05), somente pessoas em deslocamento essencial podem circular pelo Recife e por Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata

Nesta sexta-feira (29/05), último dia útil da quarentena que começou em Pernambuco em 16 de maio, o número de equipes das forças de segurança pública de Pernambuco nas ruas chegou a 211. Número que aumenta para 232 diariamente no sábado (30) e no domingo (31). Coordenadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), as equipes atuam em cinco cidades da Região Metropolitana, alcançando um efetivo de 1.685 por dia. A Operação Quarentena prossegue até domingo (31/05), fim do prazo estipulado pelo Governo do Estado para medidas mais restritivas de circulação no Recife e em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus.

"Vamos chegar, nesta reta final a mais de 200 equipes lançadas, entre blitzes nas ruas e avenidas, Operação Choque de Ordem, apoio às agências bancárias que enfrentam grande procura pelo auxílio emergencial e Operação Transporte Seguro, que realiza abordagens no transporte público para garantir o respeito à lotação máxima e ao uso da máscara", detalha o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.

O isolamento social propiciado por essas regras de circulação, previstas pelos Decretos Estaduais nº 49.017 e 49.024, tem permanecido acima de 50% nos municípios incluídos na quarentena, lembra Humberto Freire. "Em alguns casos, como no Recife, que lidera no índice de isolamento entre as capitais brasileiras, e em Olinda, essa média frequentemente tem superado os 60%. Mas contamos com um esforço ainda maior das nossas equipes e da população para elevarmos essa taxa no fim de semana, pois isso sem dúvida trará efeitos positivos no combate à covid-19 em nosso Estado", reforça.

BALANÇO - Durante os 13 dias já finalizados da Operaçao Quarentena, a SDS contabilizou 326 mil pessoas orientadas nas ruas e no comércio, bem como 215 mil veículos abordados em blitzes e 43 mil estabelecimentos fiscalizados. Em nove casos foi necessário registrar Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência às normas, o que resultou na autuação de 18 pessoas. Dois veículos também tiveram que ser apreendidos. No comércio e em bares, restaurantes e similares, 1.199 estabelecimentos fecharam as portas após intervenção das forças de segurança.

Mas desde 23 de março, quando começaram a valer diversas regras de distanciamento social em Pernambuco, já foram 586 pessoas autuadas por descumprimento de medidas sanitárias. As detenções aconteceram em 93 dos 185 municípios pernambucanos (incluindo o distrito de Fernando de Noronha). As cinco cidades em que mais pessoas tiveram de ser conduzidas a uma delegacia de Polícia Civil foram Arcoverde (38 autuados), Recife (34), Cabrobó (31), Serra Talhada (24) e Santa Cruz do Capibaribe (23).