SDS HOMENAGEIA DESTAQUES POLICIAIS NA REDUÇÃO DE ASSALTOS A COLETIVOS

03 de Julho de 2018

SDS homenageia destaques policiais na redução de assaltos a coletivos

O secretário executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Humberto Freire, participou na manhã desta sexta-feira (29/06), de solenidade de reconhecimento dos servidores, que se destacaram na redução dos índices de roubo a coletivos no primeiro quadrimestre de 2018, na Região Metropolitana do Recife. O evento aconteceu no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, no Grande Recife.

Ao todo, 38 certificados foram entregues a policiais civis e militares, comandantes de unidades especializadas e de batalhões, delegados, além de colaboradores da Secretaria.

De acordo com Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE) da SDS, a queda no número de assalto a coletivos seguiu a tendência iniciada no segundo semestre de 2017. De janeiro a abril de 2018, 273 investidas a coletivos foram contabilizadas, contra 626 em 2017. A diferença de 353 ocorrências representa uma redução de 56% nessa modalidade criminosa.

Os números refletem o trabalho da Força – Tarefa Coletivos, criada em agosto de 2017, que tem ampliados suas ações em todas RMR, com um trabalho integrado das polícias Civil e Militar. Diariamente, em diversos corredores de grande fluxo da Região Metropolitana, operações de bloqueio e abordagens em coletivos são promovidas pelos batalhões de área da PM, em parceria com as especializadas, a exemplo do Batalhão de Choque, da Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPMotos) e da Radiopatrulha, prevenindo assaltos e capturando suspeitos dessa prática.

Para o secretario executivo Humberto freire, a queda reflete a atuação da Força Tarefa. “Precisamos reconhecer e recompensar aqueles que se esforçaram dia e noite para alcançar resultados positivos no combate aos roubos a coletivos. É importante ainda lembrar que o empenho acontece em todas as esferas, que vai das unidades de planejamento e gestão até o policial que está lá na ponta executando a ação”.

Humberto Freire ressalta ainda que o trabalho é continuo. “Segurança pública é uma construção permanente. É esse entendimento que precisamos reforçar constantemente para que possamos garantir um futuro melhor que o agora. Ainda temos muito para avançar. Temos que garantir a tranquilidade do cidadão, que muitas vezes se ver sem reação de enfrentamento a criminalidade. Nós somos a linha divisória entre os dois. O que nos basta é um ver nos olhos da sociedade a gratidão de estar ali”.

Os números de roubo a celulares também apontam redução. No primeiro quadrimestre de 2018, o número descreceu 26,52%, no comparativo com janeiro a abril de 2017. Os casos caíram de 18.750 para 13.777 ocorrências. Apenas oito meses na Corporação, o soldado Sergio Henrique Marques, acredita que o reconhecimento é um combustível para o dia a dia nas ruas.

“A gente entra na Polícia Militar com a intenção de ajudar a sociedade e ver o seu trabalho árduo reconhecido é um forte estimulo no enfrentamento e na prevenção dos crimes que assolam a população”, declarou.

Foram agraciados ainda os colaboradores da SDS, a gerente de fiscalização do Consórcio Grande Recife, Katia Sena, e o consultor da Urbana – PE, Ricardo Dantas.

“Já fui do asfalto e sei o que é ter seu trabalho reconhecido. É muito importante ouvir um muito obrigado. E a SDS é um dos nossos grandes parceiros na luta pela segurança nos coletivos e estamos trabalhando para nos adequar as exigências necessárias”, contou Katia Sena.

Estiveram presentes na solenidade o gestor da Diretoria Integrada Metropolitana da PCPE, o delegado Sergio Ricardo; o gestor de Planejamento Operacional da PMPE, o coronel Roberto de Santos; o gestor da Diretoria Integrada Especializada da PMPE, o coronel Ricardo Gomes.