28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS recebe Frente Parlamentar de Segurança Pública

Parlamentares foram recebidos pelo secretário de Defesa Social, Antonio de Padua, que apresentou o Panorama e os Investimentos da Segurança para 2019

O encontro aconteceu, na manha desta terça-feira (17/09), na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), reunindo o titular da pasta e os deputados estaduais Fabrício Ferraz, Alberto Feitosa, Erik Lessa, Álvaro Porto e Joel da Harpa, que compõem a Frente Parlamentar de Segurança, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

foto m.JPGDentro do Panorama, apresentado pelo SDS, destaque para os resultados alcançados pela Segurança de Pernambuco, por meio do Pacto pela Vida (PPV), como as reduções dos crimes contra a vida e contra o patrimônio, os CVLIs e os CVPs.

 “Esse diálogo com a ALEPE é importante, na realidade, o Poder Legislativo já é uma presença constante na política pública e nas reuniões semanais do Pacto pela Vida, contribuindo com informações, com inovações e sugestões para o PPV; e também fazendo a discussão de legislações e aprovando leis relacionadas á segurança. E essa oportunidade de dialogo com a Frente Parlamentar de Segurança, que foi criada recentemente, uma inovação da ALEPE, tem contribuído muito com nossa discussão, com a melhoria da qualidade do trabalho policial e na redução da violência no Estado de Pernambuco”, avaliou o secretário.

“Considero imprescindível essa aproximação. Construindo uma sintonia num momento como este a gente só tem avanços”, complementou o deputado Erik Lessa, presidente da Frente.

Entre os recortes apresentados durante a reunião, foi detalhada a redução de 23,3% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), no ano de 2018, que elevou Pernambuco ao 2º lugar no ranking dos estados brasileiros que mais reduziram esses crimes, ficando atrás apenas do Acre; a queda de 21,8% nos CVLIs registrados de janeiro a agosto de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, houve uma diminuição de 22,9% dos feminicídios, entre janeiro e agosto de 2019, em comparação com 2018. Outros dados tiveram destaque na apresentação: a queda dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que reduziram -15,28% nos oito primeiros meses de 2019, em ralação ao mesmo período de 2018.

NOVOS INVESTIMENTOS - Por fim, o secretário detalhou os investimentos na Segurança destinados ao reaparelhamento e melhorias dos órgãos operativos da SDS. Entre eles, a aquisição de seis viaturas de Auto Bomba Tanque, para o Corpo de Bombeiros; a instalação do Grupamento em Serra Talhada e Arcoverde; a construção do Complexo de Polícia Científica de Caruaru, o reaparelhamento das Unidades Regionais e a ampliação e reforma na sede do IC – Recife. Na Polícia Civil, haverá a ampliação e reforma da antiga DP de Roubos e Furtos de Veículos, a implantação de duas Delegacias de Combate à Corrupção, em Caruaru e Petrolina, e a nova sede da Delegacia de Arcoverde. Na PMPE, estão em fase de conclusão a construção das novas sedes do 18º  e 26º Batalhão da PM, no Cabo e em Itapissuma, respectivamente.