SDS sedia 1° Encontro Pernambucano de Perícia Criminal e Medicina Legal

FOTO 1.JPG

Importante iniciativa promovida pela Polícia Científica de Pernambuco com apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e entidades parceiras, o 1° Encontro Pernambucano de Perícia Criminal e Medicina Legal foi realizado nesta terça-feira (22/11), reunindo profissionais da área com objetivo de atualizar e compartilhar os conhecimentos científicos aplicados na busca de provas periciais.

Com o tema “A Ciência em busca de provas”, o evento segue até amanhã (23/11) no auditório da SDS. Nos dois dias do encontro, que tem como público alvo peritos criminais, médicos legistas e agentes de perícia criminal e de medicina legal, serão ministradas palestras e apresentadas experiências e casos acerca da perícia criminal e da medicina legal.

Representando o secretário Humberto Freire, o secretário executivo da SDS, Rinaldo Souza, parabenizou a iniciativa, a difusão de conhecimentos e o partilhar do saber, ressaltando a importância da perícia na esfera judiciária. “É mais um instrumento a favor da segurança pública. Um trabalho importante não apenas na elucidação do crime, mas também na realização do trabalho preventivo, um vasto campo a ser explorado pela polícia científica para entender os mecanismos do crime e como pode auxiliar nas investigações”, discursou Souza.

O gerente geral de Polícia Científica, o perito criminal Fernando Benevides, por sua vez, pontuou que Pernambuco é destaque na área, com profissionais qualificados realizando atividades científicas reconhecidas a nível nacional e internacional. “Gostaria nesta oportunidade de agradecer todo o apoio que tivemos do governador Paulo Câmara e da SDS, pois hoje dispomos de equipamentos de ponta e outros estão sendo adquiridos, para que posamos cada vez mais implementar atividades relevantes e fortalecermos a Polícia Científica do nosso Estado. Este é um encontro histórico, um marco para sermos agentes multiplicadores e, assim, alavancarmos ainda mais o nosso trabalho”.

Além de Rinaldo Souza e Fernando Benevides, a cerimônia de abertura contou com as presenças do secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Flávio Duncan; e do diretor integrado de Polícia Científica, Fernando Loureiro. Na ocasião, Rinaldo Souza foi agraciado com uma placa da Gerência Geral de Polícia Científica em agradecimento pelo apoio e empenho na realização do evento. O secretário executivo Flávio Duncan também recebeu uma homenagem.

Após a solenidade inicial, o primeiro dia do evento contou com as palestras Desastre em massa – medicina legal, proferida pelo médico legista João Batista, do IMLAPC/PE; Estudo de caso: o rastro de um crime, do gerente geral de Polícia Científica, o perito criminal Fernando Benevides; Genética forense: resolução de casos criminais e busca de pessoas desaparecidas; do perito criminal Josué Jeyson Valeriano, do IGFEC/PE; Relato de caso: sangramento genital em crianças, da médica legista IMLAPC/PE, Laura Sabino; e Aplicações de processamento digital de imagens e modelagem 3D em casos reais, do perito criminal Ranon Bezerra, GEPH/ICPAS/PE.

FOTO 2.JPG

FOTO 3.JPG