SDS finaliza primeira rodada de reuniões de planejamento para o Carnaval 2024

SDS finaliza primeira dodada reuniões GT Carnaval 1.jpg

Alinhamento das futuras ações aconteceu com a presença de gestores e representantes das prefeituras municipais

Visando repetir o êxito das ações executadas pelas forças de segurança no Carnaval deste ano, considerado um dos mais tranquilos da história, sem registro de homicídios durante os quatro dias de folia nos polos em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) iniciou as tratativas para os festejos do próximo ano com bastante antecedência. A primeira rodada de reuniões já foi finalizada, reunindo gestores e representantes das prefeituras municipais dos principais corredores de folia do Estado, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). Outras reuniões estão previstas para o próximo mês de dezembro com representantes do Galo da Madrugada e Homem da Meia-Noite.

Coordenando o Grupo de Trabalho Carnaval da SDS, composto por integrantes das Polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros, a secretária Executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, recebeu em reuniões individuais os prefeitos de Olinda, Professor Lupércio; de Nazaré da Mata, Neno; de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; e de Bezerros, Luciele Laurentino; acompanhados de comitiva de secretários municipais, bem como representantes da Prefeitura do Recife. Na pauta de cada encontro, foram tratados o planejamento geral e as particularidades individuais de cada município, alinhando medidas que incluem desde o incremento na segurança até questões como logística, mobilidade, saúde, cronograma de requerimentos, vistorias e regras. As medidas estarão em vigor no período pré-carnavalesco (02/01 a 08/02), no Carnaval propriamente dito (de 09 a 14/02) e na etapa do Pós-Carnaval (15/02 a 03/03).

A secretária Executiva da SDS reforçou a necessidade da união de forças e da parceria entre Estados e municípios, na garantia de um Carnaval seguro para os milhares de foliões e turistas nos quatro cantos do Estado, uma vez que o evento requer muito trabalho e planejamento detalhado ao longo de vários meses.  Outra questão importante pontuada pelo gestor de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Marcelo Santos, que realizou a apresentação das diretrizes aos participantes das reuniões, foi referente à Portaria nº 5854 da SDS, publicada em 17 de outubro de 2023. A portaria estabelece prazos e requisitos para que blocos, agremiações e produtores de eventos carnavalescos solicitem reforço de policiamento nas áreas onde realizarão suas festas. A solicitação será online, pelo site https://eventos.sds.pe.gov.br, até o dia 31 de janeiro de 2024.

O tenente-coronel solicitou apoio das prefeituras na divulgação para que representantes de entidades públicas, privadas e agremiações de cada município que tenham interesse em solicitar atividades de segurança pública para seus eventos carnavalescos possam fazer isso com brevidade e, assim, ajudar no planejamento.

SDS finaliza primeira dodada reuniões GT Carnaval 2.jpg

SDS finaliza primeira dodada reuniões GT Carnaval 4.jpg