Policiamento Comunitário Koban chega a Caruaru

Modelo de segurança comunitária começa a funcionar no Monte Bom Jesus, abrangendo ainda parte dos bairros do Centenário e São Francisco, no município do Agreste. É a terceira localidade de Pernambuco a receber o policiamento inspirado no modelo japonês de prevenção de crimes, fundamentado no diálogo entre policiais e a comunidade

KOBAN CARUARU 13 03 2020 3 EditadaOs moradores de Caruaru, no Agreste do Estado, começam nesta sexta-feira (13/03) a contar com policiamento comunitário inspirado no modelo japonês Koban. Às 10h, no Monte Bom Jesus, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, inaugura essa que é a terceira base do projeto da Polícia Militar (PMPE) no Estado. A nova unidade representa o início da expansão para o Interior do Sistema Koban – que começou em agosto de 2018 pelo bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e foi replicado em Jardim Maranguape e Maranguape I, no município de Paulista, Região Metropolitana. Fundamentado na colaboração entre policiais e as comunidades, o projeto busca prevenir e combater a criminalidade a partir da construção de uma rede de segurança local.

Além do posto fixo (um contêiner, instalado próximo no alto do monte, próximo à I Companhia do 4º Batalhão), com efetivo de 24 policiais, a unidade de policiamento comunitário no Monte Bom Jesus, Centenário e São Francisco contará com guarnição tática nas ruas da localidade, assim como policiamento com motocicletas. Esses policiais atuarão junto aos moradores, comerciantes, trabalhadores e órgãos públicos e não governamentais que funcionam na área. “A área de abrangência do Koban Caruaru é bastante populosa, além de um grande público flutuante ao longo do dia, comércio aquecido e ponto turístico, pela bela vista que oferece. Esses fatores favoreceram nossa escolha de local e temos a certeza de que os moradores, trabalhadores e visitantes sentirão a diferença. Nesse sistema, polícia e comunidade estão sempre em contato para, juntas, identificar, priorizar e resolver questões que envolvem a segurança pública, essencialmente trabalhando na prevenção do crime e da violência. A ideia é que os policiais possam desenvolver laços de proximidade, tornando-se parte daquele território e estabelecendo uma relação de confiança”, explica Antonio de Pádua.

Após a instalação do Sistema Koban em Caruaru, as próximas localidades a receber o projeto estão na Região Metropolitana do Recife. São os bairros de Marcos Freire e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes; e o bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho. Todos contarão com o posto-base, as guarnições e viaturas. O projeto chegará, ainda, a Ponte dos Carvalhos (Cabo), Prazeres e Jardim Jordão (Jaboatão), com o policiamento motorizado nas ruas.

De acordo com o secretário, a metodologia de estreitar as relações da polícia com a população é fundamental para seguir avançando no combate à violência no Estado.  “É um processo gradual, sempre trabalhado sob a perspectiva de que a sociedade é uma parceira. As pessoas passam a se sentir parte de um propósito, o que gera impacto na atitude de todos, a favor da prevenção social da criminalidade. No ano passado, já conseguimos mensurar os resultados positivos dessa nova postura: redução de 41% nos roubos no quadrante do bairro de Boa Viagem onde começamos com o Sistema Koban”, lembrou.

Segundo o coordenador estadual de Polícia Comunitária, Major Oliveira Júnior, o monitoramento das áreas do projeto ocorre por meio de diversas estratégias, como a formação de uma rede de vizinhos, abordagens sistemáticas e o mapeamento do ambiente. “Os policiais conversam para conquistar parceiros, fazendo visitas técnicas preventivas. Além disso, preparam relatórios sobre os resultados, os desafios por enfrentar e as propostas de soluções sociais e urbanísticas possíveis. Quanto mais próximos estamos, mais fidedigna é a nossa leitura da comunidade. Nosso foco maior é sempre buscar a ausência do crime, a prevenção", detalha o coordenador do projeto, que representou o Brasil no Curso de Gestão em Policiamento Comunitário realizado em 2018, no Japão, e faz parte da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE.

O projeto de policiamento comunitário desenvolvido pela PMPE nasceu da cooperação entre a SDS, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência Nacional de Polícia do Japão. Representantes da instituição japonesa vieram ao Recife, colaborando com a formação do efetivo em Pernambuco. O intercâmbio levou policiais militares do Estado ao país asiático para conhecer o milenar sistema Koban, que significa “estrita vigilância local”, e dá nome à base de apoio instalada na localidade.