Governador inaugura sede do 26º BPM em Itapissuma

Unidade tem ampliado o combate ao crime na sua área de abrangência, que inclui os municípios de Igarasu, Itamaracá e Araçoiaba

Ao lado do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, o governador Paulo Câmara entregou, nesta sexta-feira (08/11), a sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM), no município de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife. A unidade, ativada desde o ano passado, utilizando a sede do 17º BPM, em Paulista, como base de operações, tem ampliado as ações de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, com foco nos municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba.

“Desde o ano passado, o efetivo do 26º BPM já tem reforçado o trabalho de prevenção nessas quatro cidades, onde já é possível observar uma importante redução nos números de criminalidade. Só neste ano, os crimes contra a vida apresentaram queda de 33%, na área, enquanto os roubos e assaltos tiveram redução de 25%. A expectativa é que com sede própria, o Batalhão possa aumentar sua capacidade de atuação e capilaridade no território”, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua,

26 BPM 08.11.2019 3Situada na Rua Barão de Itapissuma, bairro do Grêmio, a sede do 26º BPM foi erguida por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itapissuma. Em sua estrutura, dispõe de alojamentos, áreas administrativas, sala de planejamento, armaria e Central de Operações da PM (Copom). Além disso, conta com um efetivo de cerca de 300 policiais militares e uma frota de 49 viaturas, sendo 20 motocicletas.

“Essa entrega é um ganho muito importante para a região. Além da mobilização do efetivo dentro da área territorial do batalhão, maximizando a presença da força policial na área, a nova estrutura física vai qualificar o trabalho de logística da unidade, que terá condições de melhorar o trabalho administrativo, assim como o suporte que é dado ao trabalho dos policiais militares em campo”, ressalta o comandante do 26º BPM, tenente-coronel Ivson Amílcar.

Com uma população estimada em mais de 190 mil habitantes, a região tem vivenciado um aumento de moradores com a chegada de novas indústrias, sem contar a população flutuante, nos períodos de veraneios. A área ainda conta com quatro importantes unidades prisionais.

“Para melhorar nossa efetividade, temos reforçado as patrulhas rurais, além do policiamento a pé. Já na ilha de Itamaracá, temos ativado o ciclopatrulhamento durante o final de semana. Também contamos com o Grupamento de Apoio Tático Itinerante (GATI) e Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), que nos dão suporte não só nas áreas urbanas, mas nas comunidades mais distantes”, finaliza Amílcar.

NOVAS ESTRUTURAS – O 26º Batalhão da Polícia Militar faz parte de um pacote de ações do Governo de Pernambuco para descentralizar e fortalecer a atuação da segurança pública em todo o Estado. Assinado em dezembro de 2017, pelo governador Paulo Câmara, os decretos garantiram a criação de novas unidades para o Corpo de Bombeiros e para as polícias Militar, Civil e Científica.

26 BPM 08.11.2019 2

Desde então, foram instaladas nove delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarcs), nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Vitória, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Ouricuri, Petrolina, Caruaru. Também foram inauguradas Delegacias da Mulher de Afogados da Ingazeira, no Sertão, e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Além disso, novas Unidades Regionais de Polícia Científica foram erguidas em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri e Salgueiro (que atendem diferentes regiões do Sertão); Garanhuns (Agreste); Palmares (Zona da Mata Sul) e Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte), abrangendo os respectivos municípios circunvizinhos.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) também descentralizou seus atendimentos à população, com a inauguração do 7º Grupamento dos Bombeiros, em Carpina; e do 8º Grupamento em Surubim. Também entregou à população novas seções do Corpo de Bombeiros em Pesqueira, Bonito, Toritama, São José do Egito, São José Belmonte e Santa Maria da Boa Vista.

Já a Polícia Militar foi reforçada com a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM), de Lajedo; a 10ª CIPM, de Tamandaré; a 9ª CIPM, em Araripina; além do 1º e 2º Batalhões Integrados Especializados (BIESP), em Caruaru e Petrolina, respectivamente.