Manual discute acolhimento a vítimas de violência

mesa 1.JPG

Livro aborda atendimento às mulhres, crianças e adolescentes vítimas de violência, incluíndo os casos de violência sexual. O lançamento foi na Câmara Municipal do Recife

Inaugurado em outubro do ano passado, o Espaço de Acolhimento às Mulheres, Crianças e Adolescentes do Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML-PE) recebe, por mês, uma média de 100 vítimas de violência, incluindo os casos de violência sexual. Com o intuito de orientar os profissionais da área sobre o acolhimento a esse público, assim como padronizar o atendimento, a coordenadora do Serviço de Sexologia do IML-PE, Eveline Catão lançou, na manhã desta quarta-feira (16/10), o livro "Manual de sexologia forense e atendimento às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência". O lançamento aconteceu na Câmara Municipal do Recife.

Além de esclarecer a função de cada profissional do setor de sexologia, a publicação busca estabelecer protocolos e fluxo de atendimento às vítimas de violência. Assim, é voltado para médicos legistas e auxiliares, mas também para os demais profissionais de segurança e trabalhadores que atuam em serviços de saúde e possam, porventura, realizar o primeiro atendimento às vítimas de violência.

“As mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência precisam de um acolhimento especial, com o mínimo de burocracia, feito de forma ágil para evitar a revitimização, principalmente durante a perícia sexual. Assim, buscamos explicar de forma humanizada, e com uma linguagem bastante acessível, as melhores maneiras de atender o público, desde o acolhimento até o encaminhamento ambulatorial”, comenta Eveline Catão, médica ginecologista que atua no IML-PE desde outubro de 2012.

O material traz ainda informações básicas sobre o funcionamento dos institutos de medicina legal, como organograma, prazos e laudos, a publicação ainda busca contribuir para a qualificação e agilização dos inquéritos policiais, assim como com o trabalho do Ministério Público e as decisões do Poder Judiciário.DSC_0587livro 2.JPG

“Através da consolidação das orientações escritas neste documento, que está sendo lançado agora, mas que já vem sendo implantado há um tempo no nosso centro de acolhimento. Agora estamos divulgando para a população e para as autoridades estratégicas importantes nesta causa e para as unidades do interior, para que todo o atendimento seja padronizado e seja realizado de forma humanizada. Inclusive para as próprias vitimas, para que elas se orientem a respeito de alguns sinais e sintomas de abuso e assim as denúncias aumentem e a gente possa reverter a impunidade dos agressores”, explica a autora.

Para Sandra Santos, gestora da Polícia Científica, a obra veio coroar o processo de humanização que a Polícia Cientifica vem desenvolvendo nos IML's, destinado especialmente a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. O lançamento do manual é extremamente importante para que a sociedade tenha conhecimento do trabalho que esta sendo feito e para que as mulheres se sintam encorajadas e emponderadas para procurar o serviço”, frisa a gestora.