28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS garante reforço de 2.943 postos de trabalho na segurança do Festival de Inverno de Garanhuns

Policiamento atuará em operação especial no município do Agreste entre os dias 18 e 27 de julho, que contará com videomonitoramento e Delegacia Móvel, entre outros reforços

 

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega, em 2019, a sua 29ª edição e, com o intuito de garantir que os moradores e turistas curtam o evento de forma tranquila e segura, a Secretaria de Defesa Social (SDS) conta com um plano estratégico especial para a região, que será colocado em prática entre os dias 18 e 27 de julho. Ao todo, mais de R$ 158 mil estão sendo investidos na ação, que contará com um reforço de 2.943 postos de trabalho ativados.

 

Neste período, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, ativará 2.403 postos de trabalho, o que garantirá reforço na segurança de todos os polos de festa, como a Praça Mestre Dominguinhos e o Parque Euclides Dourado. Neste primeiro, será montada uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que será responsável pelo videomonitoramento nos locais de shows e apresentações.

 

Também fortalecendo o trabalho preventivo, o Corpo de Bombeiros montará plataformas elevadas na Praça Mestre Dominguinhos, assim como terá viaturas de prontidão no local. Ao todo, 180 postos de trabalho serão ativados pela unidade para garantir a segurança de quem for conferir a festa nos palcos de evento. Além disso, o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado em Garanhuns, estará de prontidão para dar apoio aos profissionais em campo.

 

Antes da festa, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) estará empenhando profissionais nas atividades prévias para autorização das estruturas que participarão das festividades.

 

Para o atendimento a população, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) terá um reforço de 240 postos de trabalho durante e o período e montará uma Delegacia Móvel na Praça Mestre Dominguinhos. No local, poderão ser realizados boletins de ocorrências. Já os casos que precisem de confecção de TCOs e lavratura de prisão em flagrante serão encaminhados para a estrutura física montada no Posto de Comando Interligado ou para a Delegacia de Plantão da 134ª Circunscrição Policial.

 

Por fim, o trabalho da Polícia Científica será realizado normalmente na Unidade Regional de Polícia Científica de Garanhuns, inaugurada no ano passado. O serviço, que funciona 24 horas, já realiza perícias criminais em local de crime, drogas, balística e identificação veicular, assim como perícias médico-legais em vivos: traumatologia e sexologia forense, além de identificação criminal e elaboração de retrato falado.

 

"A SDS tem como objetivo principal, durante o FIG, proporcionar a segurança aos habitantes do município e aos turistas que forem visitar Garanhuns nessa época do ano. Pela magnitude do evento, ele já entrou no nosso calendário oficial de reforço no policiamento, assim como o Carnaval, o São João e a eleição. Sem dúvida, as forças que compõem a SDS atuarão para que o evento seja o mais seguro possível, a fim de que todos possam curtir o festival com tranquilidade”, ressaltou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, durante a coletiva de imprensa da edição 2019 do Festival de Inverno de Garanhuns.

Ouvidoria – A Ouvidoria da SDS atuará de forma integrada com a Rede de Ouvidoria do Estado, empregando a unidade móvel (ônibus) no evento, tanto de forma fixa como itinerante, onde servidores de várias ouvidorias estarão atendendo a população.

 

Alerta Celular – A Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS (GACE), operando de forma integrada com o 9º BPM, divulgará o Programa Alerta Celular durante as festividades do FIG 2019, no palco principal e em um posto de atendimento onde as pessoas poderão cadastrar os seus aparelhos celulares no referido programa, a fim de possibilitar o resgate do IMEI em um eventual registro de roubo e ou furto de celular.