Ação da Força-Tarefa Veículos da SDS desarticula organização criminosa que atuava na RMR

Operação Mercancia teve como objetivo combater o roubo e a receptação de carros, resultando no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão

Instituída no último mês de maio pela Secretaria de Defesa Social (SDS), a Força-Tarefa Veículos segue intensificando as ações de combate aos crimes contra o patrimônio em Pernambuco. Em ação estratégica da FT Veículos, as forças de segurança pública do Estado deflagraram, no dia 09 de junho, a Operação de Repressão Qualificada Mercancia, voltada contra a prática de atividades criminosas como roubo e receptação de veículos na Região Metropolitana do Recife.

A operação resultou no cumprimento de 05 mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife e Paulista, desarticulando uma organização voltada à prática dos crimes de roubo, receptação de veículos e comércio Ilegal de arma de fogo. As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2022.

Além do roubo e furto de veículos, o grupo revendia os celulares e pertences das vítimas. Os carros subtraídos, mediante violência e grave ameaça, eram encaminhados para as cidades da Mata Norte, desmanchados e adulterados, inviabilizando a recuperação e posterior restituição ao legítimo proprietário.

Coordenada pelo delegado Diego Acioli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DPRFV), integrante do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), a operação foi executada por uma equipe formada por 40 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL.

Força-Tarefa Veículos - Criada pela Portaria da SDS Nº 2780 no dia 13 de maio, tem como objetivo reduzir a incidência de roubos e furtos de veículos no Estado, por meio de estratégias específicas de prevenção e repressão. Reúne as Polícias Civil, Militar e Científica, o Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (Ciids) e, como convidado permanente, a Polícia Rodoviária Federal.