Governo do Estado entrega 37 novas viaturas ao Bepi

Veículos reforçarão combate ao narcotráfico e quadrilhas especializadas de roubos a bancos no Interior do Estado

O policiamento ostensivo no Interior do Estado volta a ser reforçado pelo Governo de Pernambuco, nesta quarta-feira (30/01), com a entrega de 37 novas viaturas para o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). A solenidade de entrega dos veículos ocorreu na manhã desta quarta-feira (30/01) no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador Paulo Câmara, do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do comandante da PMPE, coronel Vanildo Maranhão.

Tropa especializada no combate à criminalidade organizada, principalmente em áreas de caatinga, o Bepi conta, atualmente, com quatro unidades, sendo duas no Sertão (Custódia e Salgueiro), uma no Agreste (Toritama) e uma na Zona da Mata (Palmares). Com os novos veículos, a unidade fortalecerá a repressão ao narcotráfico e às quadrilhas especializadas em assaltos a bancos e carros fortes no Interior.

Todas as novas viaturas são do modelo S-10 4x4 e serão distribuídas entre as quatro unidades. “São 37 novas viaturas que serão muito importantes no nosso trabalho de combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e às quadrilhas especializadas em roubo a banco que atuam no nosso Estado. E esse trabalho vai ter um olhar cada vez mais presente das nossas equipes para que a gente tenha mais condições de continuar avançando no combate à criminalidade e no aumento da sensação de segurança em Pernambuco”, destacou o governador, ratificando o compromisso contínuo da gestão com os investimentos na área.

“Com esses veículos, damos continuidade ao trabalho de qualificação dos equipamentos da Polícia Militar de Pernambuco, que teve início em 2017. Ainda fortalecemos a atuação do Bepi, que tem um papel fundamental no Interior, principalmente na área de patrulhamento rural de alto risco, sobrevivência, busca e resgate em área de caatinga. Essas novas viaturas possibilitarão cobrir áreas rurais que, com veículos de outra categoria, não conseguiríamos atender, pois os acessos às comunidades e distritos são, em sua maioria, por estradas vicinais de difícil acesso, principalmente no período do inverno”, explica o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

VIATURAS BEPI 30 01 19 3TROPA – Atualmente com mais de 300 policiais, divididos em 10 equipes, o Bepi foi criado em 2015 pelo governador Paulo Câmara, que reformulou e fortaleceu a antiga Companhia Independente de Operações de Sobrevivência na Caatinga (Ciosac), criada em março de 2004, com sua base no município de Custódia, Sertão do Estado.

Também em 2015, foram criadas a 2ª e a 3ª companhias do Bepi, localizadas, respectivamente, nos municípios de Toritama, no Agreste do Estado, e Palmares, na Mata Sul pernambucana. Em setembro do ano passado, a unidade passou a operar em Petrolina e Salgueiro, com base neste último município.

Segundo o comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, a tropa está em contínuo aperfeiçoamento, e os novos veículos oferecem o suporte necessário a esse trabalho que exige capacitação específica. “Os policiais do Bepi recebem treinamentos diferenciados, em um curso de operações na Caatinga. Inclusive, nós estamos hoje com um curso em andamento. São 54 policiais militares que estão se especializando e só entram no batalhão ao passar por esse curso. Então, é um tropa altamente especializada e preparada para esse tipo de enfrentamento nessas regiões”, pontuou.

PLANO DE SEGURANÇA – O trabalho de reforço das frotas da segurança pública de Pernambuco vem sendo fortalecido desde 2017, como parte do Plano de Segurança de Pernambuco, conjunto de medidas que têm fortalecido o combate à criminalidade. Já foram destinados 1.313 novos veículos às Polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar. Em 2018, os investimentos continuaram aumentando, com a entrega de 700 motocicletas para a PMPE. O investimento para a aquisição dos novos veículos foi de R$ 20,3 milhões, viabilizados por financiamento do BNDES. Com mais motos, os policiais militares ganham em agilidade, possibilitando reações mais rápidas da Polícia.

VIATURAS BEPI 30 01 19 6    VIATURAS BEPI 30 01 19 4