POLÍCIA MILITAR RECEBEU 92 NOVAS MOTOS PARA REFORÇAR COMBATE AO CRIME

11 de Outubro de 2018

O total investido pelo Estado para aquisição de novas viaturas superou R$ 20 milhões, viabilizados por financiamento do BNDES

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e o comandante da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, entregaram, na manhã da segunda-feira (20/08), 92 novas motocicletas que estão fortalecendo o trabalho de policiamento ostensivo e prevenção da Polícia Militar de Pernambuco. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral da PMPE, no Derby. O novo lote de veículos faz parte de um conjunto de 700 motos que foram adquiridas pelo Governo de Pernambuco, com o intuito de reforçar a estrutura operacional da PMPE no combate à criminalidade. Dessas, 503 já haviam sido entregues.

As motocicletas estão renovando a frota de batalhões e unidades especializadas na Capital, Região Metropolitana, no Agreste e no Sertão, incrementando a estrutura operacional da corporação no combate à criminalidade.

As 92 motocicletas BMW 700 cilindradas entregues foram distribuídas para as forças policiais que atuam em unidades especializadas da PMPE, como o Batalhão de Choque (BPChoque), a Radiopatrulha, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), a Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPMotos), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), os Batalhões Integrados Especializados de Policiamento (1º e 2º BIESP) e a Diretoria Integrada Especializada (DIRESP).

Também foi contemplado o 6º Batalhão da PMPE, com sede em Jaboatão dos Guararapes.

O secretário Antônio de Pádua destacou que a aquisição de novos veículos tem papel importante na redução dos índices de criminalidade. “A motocicleta é um equipamento de ajuda na ostensividade e também em abordagens e capturas, de forma mais rápida e ágil. Com a renovação da frota estamos reforçando as patrulhas rurais e urbanas da Polícia Militar em todas as regiões do Estado, intensificando o policiamento ostensivo e ampliando a atuação de unidades especializadas, a exemplo do Choque e da Radiopatrulha, que chegaram ao interior por meio dos BIEsps de Caruaru e Petrolina. Os últimos lotes de motos entregues já demonstram que o motopatrulhamento oferece uma resposta mais rápida à criminalidade. É mais uma ação que contribui para fazer um estado mais seguro para os pernambucanos", disse.

O total investido pelo Estado para aquisição das novas viaturas superou R$ 20 milhões, viabilizados por financiamento do BNDES.

PLANO DE SEGURANÇA – Anunciadas pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco preveem ações efetivas com objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias e a contratação de novos profissionais. Até o momento, o Governo do Estado entregou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e renovou e ampliou a frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos.

Também inaugurou dois Batalhões Especializados de Policiamento (BIEsp), nos municípios de Caruaru e Petrolina; as Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) de Araripina, Tamandaré e Lajedo; e começou a interiorização da Polícia Científica, com a inauguração de unidades em Arcoverde, Ouricuri, Garanhuns e Afogados da Ingazeira.

Nos últimos quatro anos, o Governo também vem investindo nos profissionais das forças de segurança pública, com a promoção de mais de 12.000 oficiais e praças da PMPE e do CBMPE; a nomeação de 5.787 novos policiais militares, civis, da Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros; e a abertura, este ano, do concurso público para preenchimento de 500 vagas de praças da PMPE e de 80 oficiais, dos quais 60 para a PMPE e 20 para o Corpo de Bombeiros Militar.

Outras ações que integram o Plano estão por vir, como a inauguração do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), em Itapissuma (RMR); a entrega da Unidade Regional da Polícia Científica em Palmares (Mata Sul); e a abertura, ainda este ano, de unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Bonito, Toritama (Agreste), São José do Belmonte e Custódia (Sertão).