Prevenção Social foi o tema da primeira oficina do Juntos pela Segurança

55612243-79b2-438b-85fb-d50f1efa4831.jpg

Serão 14 oficinas de seis temáticas, com o objetivo de debater e coletar propostas para a composição do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social

O primeiro dia de realização das oficinas do Juntos pela Segurança, que aconteceu nesta terça-feira (08/08) no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), trouxe como tema a prevenção social, considerada tão importante quanto as ações ostensivas. O objetivo das oficinas é discutir e levantar propostas para desdobramento de estratégias e elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

O evento reuniu servidores do executivo estadual, incluindo um representante da Secretaria de Defesa Social (SDS), e foi mediado por consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A abertura contou com uma apresentação da Política do Juntos pela Segurança, bem como do cenário atual da segurança pública em Pernambuco. Em seguida, houve apresentação da metodologia e formação de mesas de trabalhos, com debates, troca de experiências e propostas de solução na área de prevenção social.

Na formação das mesas, o gerente de Prevenção da SDS, Flávio Queiroz, trouxe experiências que já estão em práticas pelas equipes da SDS e seguem sendo ampliadas, como o Juntos pela Escola, o Juntos pelo Social e o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Outros programas também estão previstos, como o Guardiões do Trânsito, que objetiva treinar as guardas municipais do trânsito para informar e conscientizar crianças da rede municipal de ensino para um trânsito seguro e responsável, além de um plano para tratar sobre a violência doméstica.

Até o dia 31 de agosto, serão realizadas um total de 14 oficinas em dois turnos, com públicos diferentes. A ideia é, a partir da segunda semana, contar com a participação de grupos mistos, entre servidores e representantes da sociedade civil organizada, municípios, legislativo estadual, pesquisadores e sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública). Além de prevenção social, serão discutidas temáticas como administração prisional; sistema de justiça; polícia e defesa social, ressocialização e cidades seguras.

Mais segurança, menos violência - Promover a segurança da população pernambucana, reduzindo a violência por meio de ações preventivas e repressivas, é o que norteia a Política de Segurança Pública e Defesa Social Juntos pela Segurança, que terá atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos do poder executivo estadual, dos demais poderes estaduais, da União e municípios, em articulação com a sociedade. O aporte previsto será da ordem de mais de R$ 1 bilhão, entre custeio e investimento.

Em relação ao Plano, com previsão de apresentação até o final de setembro, terá como pilares a governança integrada, projetos e ações estratégicas, participação social e a atuação nos territórios, nos quais foram definidos os indicadores mortes violentas intencionais, violência contra a mulher e crimes violentos contra o patrimônio. A escuta popular também será importante para subsidiar a sua construção: para isso, foi elaborado um questionário no site juntospelasegurança.pe.gov.br, disponível para quem quiser participar.

1729d616-b4da-44c7-ae84-a01b30c0c59b.jpg

92969b07-b5f3-4c10-ae3e-4281c24512cb.jpg