SDS lança efetivo de 2.864 agentes de Segurança para o Réveillon 2024 da RMR

COLETIVA OPERAÇÃO RÉVEILLON (2).jpg

Secretário Alessandro Carvalho destacou o esforço concentrado e o planejamento antecipado das ações

Nesta quinta-feira (28/12), foi realizada coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS) para divulgação do esquema de segurança dos principais polos do Réveillon 2024 da Região Metropolitana. Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e balneários turísticos do Estado vão contar com o reforço de 2.864 agentes de Segurança, para garantir uma comemoração da virada do ano de maneira ordeira e pacífica aos pernambucanos e turistas.

Além do reforço do policiamento extraordinário, a utilização da tecnologia será um dos diferenciais para garantir o sucesso dos eventos. Dentre as soluções tecnológicas, estão drones de segurança e quatro helicópteros para sobrevoo nas áreas, além de 22 câmeras integradas da Prefeitura do Recife e outras 14 câmeras da Plataforma de Observação Elevada (POE) da SDS. Disponibilizadas em tempo real, as imagens serão direcionadas simultaneamente tanto para as Centrais de Comando e Controle Operacional, instaladas no Recife e em Jaboatão, quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).

Com efetivo reforçado voltado ao policiamento ostensivo e abordagens, incluindo o lançamento de 42 profissionais da Inteligência atuando à paisana, a Polícia Militar estará presente durante toda a realização dos eventos, das 18h às 5h. Importante ressaltar que o policiamento ordinário será mantido. Já a Polícia Civil vai atuar com Delegacia Móvel, Delegacia pela Internet e consultas integradas, além de reforçar os plantões ordinários nas delegacias.

O Corpo de Bombeiros enfatizou a preocupação de alertar a população para evitar o banho de mar, principalmente nos horários dos eventos, visto que haverá maré cheia. Segundo a recomendação, quem quiser manter a tradição de pular as 7 ondas, deve fazer com água abaixo da altura do joelho. Outro alerta diz respeito aos cuidados com acidentes envolvendo crianças e o contato com as estruturas dos palcos e demais instalações, para que não haja choque elétrico.

Em relação à Polícia Científica, equipes ordinárias e extras foram escaladas para fazer todo o trabalho pericial do Estado. A Defesa Civil estará de prontidão para o monitoramento dos eventos, em articulação com órgãos federais, estaduais e municipais de proteção da Defesa Civil para, em caso de necessidade da utilização do plano de contingência, seja feita de maneira mais ágil.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que foi realizado um planejamento integrado de segurança pública, abrangendo a utilização de tecnologia e a disponibilização de reforços de postos de trabalho, visando a mitigação de riscos e a facilitação da tomada de decisões. “Por meio da integração com as prefeituras municipais, fizemos um esforço concentrado e um planejamento antecipado das ações. Utilizamos todo o know-how das nossas forças operativas para garantir a proteção e defesa do cidadão e dos turistas que optarem por passar a virada do ano em Pernambuco”, declarou o secretário, acrescentando que foram realizadas reuniões preparatórias operacionais, além de vistorias nos principais polos.

No Recife, serão três dias de festa (29, 30 e 31), que exigirá bastante dos agentes de Segurança pública do Estado. O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, expressou gratidão ao secretário Alessandro Carvalho e toda equipe da SDS. “Gostaria de enfatizar o espírito de colaboração entre a Prefeitura e a SDS. Essa integração foi crucial e fundamental para garantir a plena segurança de todos os que vierem prestigiar o nosso Réveillon”, pontuou.

Além da capital e cidades vizinhas, as forças de Segurança também estarão presentes em balneários como Itamaracá, Gaibu, Porto de Galinhas (incluindo Maracaípe), São José da Coroa Grande, Tamandaré e Carneiros.

Participaram da coletiva de imprensa a secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Tibério César dos Santos; o subchefe da Polícia Civil, delegado Mauro Cabral; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Alves Bezerra da Fonsêca; o gerente geral da Polícia Científica, Fernando Benevides; e o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.

EFETIVO OPERAÇÃO REVEILLON 2024:

PMPE - 2081

РСРЕ - 82