Comitiva da SDS participa de intercâmbio com as forças policiais chinesas

WhatsApp Image 2023-09-18 at 17.42.53.jpeg

Objetivo foi a troca de experiências e o fortalecimento da cooperação entre a segurança pública de Pernambuco e a polícia do país asiático

A convite do governo da República Popular da China, uma comitiva da Secretaria de Defesa Social (SDS) esteve em missão no país asiático entre os dias 1 e 14 de agosto, participando de intercâmbio com as forças policiais chinesas. A comitiva pernambucana foi recebida por representantes da polícia na tradicional Academia de Polícia de Zhejiang Police College, localizada na cidade de Hangzhou, província de Zhejiang, com 60 milhões de habitantes.

A academia é uma referência internacional nos programas de treinamento, cursos relacionados à aplicação da lei e segurança pública. Recepcionaram a delegação pernambucana o diretor do Instituto Policial de Zhejiang, Jiang Jiansen; e ainda o diretor e o vice-diretor da Faculdade Internacional, respectivamente Chen Xiaoji e He Yi.

A experiência foi uma oportunidade de se estabelecer uma plataforma de aprendizagem e promover a cooperação mútua entre a segurança pública de Pernambuco e a polícia chinesa. Na ocasião, os participantes do intercâmbio, dentre policiais militares, policiais civis e integrantes do Corpo de Bombeiros, apresentaram os programas, dados e particularidades da segurança no Estado, bem como adquiriram conhecimentos em diversas áreas, a exemplo de combate aos crimes cibernéticos, desenvolvimento tecnológico e policiamento e ordenamento em grandes eventos, dentre demais temáticas.

Os profissionais da SDS também puderam visitar instituições policiais chinesas, conhecendo de perto a realidade dos quartéis e outras estruturas. “Vivenciamos uma experiência muito enriquecedora, que vamos trazer para o estado de Pernambuco, contribuindo para um maior aperfeiçoamento das técnicas utilizadas e, consequentemente, para a aplicação da lei, por meio do conhecimento de outras perspectivas e desafios”, pontuou o gestor de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Marcelo Santos.

Além de Marcelo Santos, integraram a delegação o diretor de Planejamento Operacional da PM, coronel Alexandre Tavares; o diretor de Inteligência da PM, coronel Giovani Augusto; o diretor Integrado Especializado do Corpo de Bombeiros, coronel George Farias; o diretor geral de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli; o diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Izaias Régis; a diretora da Dinter 2, delegada Isabella Cabral; a diretora da DIM, delegada Beatriz Leite; o gerente-geral de Inteligência da SDS, delegado Renato Rocha; e coordenadora-executiva da Operação Lei Seca, tenente-coronel TC Steice Mavie.

WhatsApp Image 2023-09-18 at 17.42.55.jpeg

WhatsApp Image 2023-09-18 at 17.42.54.jpeg