28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Pernambuco sedia curso nacional sobre Perícia Criminal

Evento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e busca qualificar a gestão dos institutos de perícia criminal em todo o País

A prova técnica, obtida por meio da perícia criminal, é hoje uma das formas mais eficazes de elucidar crimes, parte fundamental no trabalho de identificar e punir os criminosos. Assim, com o objetivo de qualificar a atuação dos profissionais da área, Pernambuco recebe, desta quarta até a sexta-feira (23 a 25/10), a 2ª Edição do Curso Perícia - Gestão Estratégica, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Parte do ciclo de treinamentos organizado pela Senasp, o curso é voltado para gestores e administradores que estão à frente da perícia no Brasil.

O evento teve início às 8h30 e é realizado no auditório da Secretaria de Planejamento de Pernambuco, localizada na Rua da Aurora, Centro do Recife. O foco a administração e gestão dos institutos, proporcionando uma visão geral mais ampla da gestão de um órgão pericial e abordando, de forma prática, o trabalho de planejamento estratégico de seus respectivos órgãos. 

“Sediamos esse curso com base na experiência que temos desenvolvido em Pernambuco. Hoje, contamos com um dos laboratórios de análise de DNA mais modernos do país, além de possuir o maior banco de perfis genéticos de condenados pela Justiça. Assim, temos servido de referência para os outros estados, além de trabalhar de forma integrada com os aqueles que não dispõem de um instituto de genética”, explica a gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos.

CURSO PERÍCIA SENASP 23.10 2

"Todo investimento demanda uma boa gestão, que saiba transformar os recursos públicos em benefícios para a população. Desde 2018, com o último concurso, mais do que duplicamos o número de peritos, e temos buscado dar meios para que esse efetivo possa exercer suas missões", destacou o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, que participou da mesa de abertura. Estiveram presentes, ainda, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle, o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Estado, coronel Gadelha, 

Participam gestores do Distrito Federal e 11 estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe. Com uma carga horária de 24 horas/aula, eles debaterão as principais formas de buscar recursos e investimentos de outros órgãos, focando na melhoria dos resultados não só para o trabalho da perícia, mas para a segurança pública como um todo. Para tanto, serão abordadas disciplinas como Gestão Estratégica, Orçamento e Captação de Recursos, Gestão de Pessoas e Gestão Pericial.

O secretário de Administração da Senasp, Clênio Belluco, abriu a programação com o curso de gestão estratégica. Perito criminal da Polícia Federal, também ministrará a aula de gestão pericial. "O foco é evitar que investimentos se percam por dificuldades na gestão. Existem recursos disponíveis que muitos gestores não conhecem, importantes para termos provas mais robustas e possibilitar aos juízes fazer sua convicção."

A gestora da Polícia Científica também será uma das palestrantes do curso, que ainda contará com apresentações do gestor do instituto de Criminalística de Pernambuco, Elbson Cavalcanti; do gestor do Instituto de Medicinal Legal de Pernambuco, Paulo Ernando Ferraz; do gerente do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), Antônio de Souza; e do gerente de Polícia Científica do Interior 1 (Ginter 1), Carlos Fernando Pessoa Monteiro Filho.