28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Pernambuco reforça o Draco para o combate à corrupção

Em parceria entre SDS e Senasp, o Estado será o primeiro a integrar o Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Delegados da PF envolvidos em operações como a como Lava-Jato, Mensalão e Banestado capacitarão e trocarão experiências com policiais do Draco e outros órgãos de fiscalização e repressão aos crimes de “colarinho branco”. Participação do ministro Sérgio Moro está prevista na programação de quinta-feira (23/05)

 

Ao lado do secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, o secretário de Defesa Social (SDS), Antonio de Pádua, abriu na manhã desta segunda-feira (20/05) as capacitações do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pioneiro na estruturação de um Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), seguindo as diretrizes da lei 12.850/2013, Pernambuco é o primeiro Estado do País a receber o treinamento, que está sendo ministrado por delegados da Polícia Federal envolvidos em operações como a Lava-Jato, Mensalão e Banestado.

 

“Pernambuco está sendo o primeiro estado a receber essa capacitação, pois hoje conta com um departamento de combate à corrupção estruturado. Durante esta semana, profissionais que têm experiência no combate à corrupção estarão aqui para trocar experiências, passar as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pela Polícia Federal e, com isso, contribuirão para aumentar a capacidade investigativa do Draco. Com menos de cinco meses de atuação, o departamento já desencadeou dez operações, desarticulando quadrilhas responsáveis por um prejuízo estimado de R$ 254 milhões ao erário, além de 38 prisões e 67 mandados de busca e apreensão”, afirmou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

 

Com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a série de capacitações foi aberta pelo secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, que aproveitou o momento para citar o líder político Winston Churchill. "O preço da liberdade é a eterna vigilância”, destacou. A importância da liderança e da surpresa na ação foram alguns pontos destacados pelo secretário na estratégia de combate à corrupção. De acordo com ele, dados indicam que os "crimes de colarinho branco" acarretam um custo financeiro maior do que todos os delitos considerados crimes comuns.

 

Na manhã do penúltimo dia do evento, quinta-feira (23/05), está prevista a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que apresentará a aula “Combate ao Crime Organizado e Corrupção Sistêmica”. Ao todo, participam 27 policiais que atuam no Draco, entre delegados e agentes, bem como três servidores da Controladoria Geral do Estado, um representante do Ministério Público de Contas e outro do Ministério Público de Pernambuco. Entre os palestrantes, estão os delegados federais Jorge Pontes e Márcio Anselmo (Lava-Jato), autores do livro recém-lançado “Crime.Org”, Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da PF, Maurício Moscardi Grillo (Carne Fraca), Luís Flávio Zampronha (Mensalão) e Cleyber Malta Lopes, que indiciou o ex-presidente Michel Temer no Inquérito dos Portos.

Programa de Fortalecimento Policia Judiciaria 3