SECRETÁRIO ANTÔNIO DE PÁDUA ACOMPANHA AÇÃO DO GOVERNO PRESENTE

Evento contou com emissão de documentos e diversos serviços à população

Ao lado do governador Paulo Câmara, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, acompanhou, na manhã do último sábado (19/05), a oitava edição do Governo Presente, que, pela primeira vez, foi realizada no município do Cabo de Santo Agostinho. O mutirão, realizado na Escola Estadual Maria Eugenia Lopes, no bairro de Ponte dos Carvalhos, reuniu uma série de serviços de cidadania e saúde, ofertados gratuitamente à população.

Entre os serviços oferecidos no último sábado, o projeto Resgatando Cidadania, promovido pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC/SDS) e o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB/SDS), esteve presente com a emissão gratuita de carteiras de identidade. Ao todo, 300 pessoas foram contempladas com novos documentos. Além do RG, também foi oferecida emissão de CPF e segunda via das certidões de nascimento e casamento.

O Governo do Estado está investindo fortemente não apenas na repressão e na investigação policial, mas também na prevenção, orientação e cidadania. Esse trabalho tem o intuito de prevenir a violência, aproximando a comunidade dos serviços públicos e garantindo o exercício pleno da cidadania. Por meio desse trabalho, promovemos a inclusão social, abrindo uma série de direitos aos moradores dessa localidade”, comentou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Juntamente com a emissão de documentos, as operativas da SDS estiveram presentes na ação em uma série de atividades. A Companhia Independente de Música da Polícia Militar de Pernambuco participou do evento com apresentação na Escola. As crianças que foram ao colégio ainda tiveram oportunidade de conhecer alguns animais que atuam na segurança pública, como os cachorros da CIPCães e do Grupamento de Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros, além dos cavalos que atuam no Batalhão de Cavalaria.

Outros serviços como consultas ao Detran-PE, realização de inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família e oportunidades para os jovens, com inscrição de cursos profissionalizantes e orientações sobre currículo e mercado de trabalho. Também foram disponibilizados atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia, prevenção ao câncer de colo de útero e aferição de pressão. |O Governo Presente também dispôs de orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. O atendimento é gratuito.

“Ficamos muito satisfeitos de poder oferecer, por meio de mutirões, serviços gratuitos como retirada de documentos, vacinação e exames à população, que, muitas vezes, ao longo da semana, não consegue porque está trabalhando. E no sábado isso é possível para todos. Isso é muito importante, diante da necessidade da presença do Estado e do município junto às pessoas. Cidadania é fundamental para o desenvolvimento de um Estado e de um município. E a gente espera poder fazer isso em todos os municípios pernambucanos para que a cidadania esteja presente na vida das pessoas”, afirmou o governador Paulo Câmara.

GOVERNO PRESENTE - O Governo Presente é um programa que visa a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, atuando, desde 2008, em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Estado atua buscando a diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania. Durante este ano, serão oferecidas seis mil vagas para ações culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente em Pernambuco.

Também participaram da ação os secretários Cloves Benevides (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Fred Amâncio (Educação); José Neto (Casa Civil); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Coronel Felipe Oliveira (executivo da Casa Militar); e o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista.