28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Comunidade Segura entrega documentos gratuitos na Vila Cardeal e Silva

Ação de cidadania da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da SDS atendeu a população na Escola Estadual Mariano Teixeira

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC), retomou as atividades do Projeto Comunidade Segura, nesta terça-feira (12/02), na Vila Cardeal e Silva, bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. A ação de cidadania emitiu documentos gratuitos e trouxe novos temas para as palestras levadas a estudantes da rede pública de ensino.

A iniciativa cidadã já atendeu a diversas localidades na Região Metropolitana do Recife desde seu lançamento, há cerca de um ano. A partir das 8h desta terça, moradores da região puderam obter gratuitamente a segunda via da carteira de identidade, certidões de casamento, óbito ou nascimento e cadastros de pessoa física (CPF). De acordo com Eliane Cristina, moradora da região, o atendimento foi acessível. “Recebi a informação e vim conferir. Fui rapidamente atendida e já estou mais tranquila por consegui adquirir meus documentos”, afirmou.

A ação também levou palestras educativas durante todo o dia para os estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Mariano Teixeira. Entre os temas abordados pela GPAC e parceiros das operativas da SDS, estão: bullying, prevenção ao uso de drogas, violência doméstica, respeito à diversidade, enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, tráfico de pessoas, cultura de paz, primeiros socorros e mercado de trabalho.

O projeto ainda trouxe novos temas, como explicou Flávio Queiroz, gerente da GPAC. “Ampliamos as palestras, e uma delas é a de como proceder diante de uma evacuação da escola, em caso de emergência, com as orientações do Corpo de Bombeiros Militar. A Polícia Científica também trouxe novas abordagens, como as explicações sobre o exame de DNA e outros procedimentos para identificação”, afirmou.

O Comunidade Segura da Vila Cardeal e Silva contou com a participação da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões (Cemit), entre outros, e seguirá atendendo a toda a Região Metropolitana do Recife.

     COMUNIDADE SEGURA VILA CARDEAL 12 02 19 6     COMUNIDADE SEGURA VILA CARDEAL 12 02 19 5

     COMUNIDADE SEGURA VILA CARDEAL 12 02 19 1     COMUNIDADE SEGURA VILA CARDEAL 12 02 19 2

COMUNIDADE SEGURA VILA CARDEAL 12 02 19 4