Cúpula de Segurança Pública reúne-se para avaliar estratégias das Forças-Tarefas de combate à criminalidade

WhatsApp Image 2023-11-08 at 09.20.55.jpeg

Encontro, que
aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), também debateu as ações do GT Futebol

Cumprindo extensa agenda de trabalho, a secretária executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, reuniu a cúpula de Segurança Pública no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), nesta quarta-feira (25/10), para avaliar as estratégias de prevenção e combate à criminalidade, previstas nas Forças-Tarefas Veículos, Cargas e Bancos. Na ocasião, também foram debatidas as ações do Grupo de Trabalho Futebol.

Na prática, os resultados alcançados desde o início da implantação de cada FT e GT coordenada pela SDS vêm trazendo significativos resultados na redução da criminalidade em Pernambuco, auxiliando também na prevenção e na repressão a quadrilhas especializadas. O encontro contou com a presença de comandantes e chefes das Polícias Civil, Científica, Militar e Bombeiros, além de representantes da Sefaz, Seres, PRF e Detran.

Na avaliação da secretária executiva da SDS, o estabelecimento de Forças-Tarefa e Grupos de Trabalho é uma forma de fortalecimento, integração, efetividade e melhor aproveitamento de meios materiais e de pessoal no enfrentamento a determinada questão a cargo dos órgãos de segurança, partindo do pressuposto que a segurança pública é dinâmica e multifatorial e seu aprimoramento depende de atores também diversificados.

“Dentro de uma FT ou GT, a comunicação torna-se mais fluida e direta, e os problemas são resolvidos de maneira rápida, integrada e eficiente. Afasta-se a burocratização dos serviços prestados ao público, ao mesmo tempo em que se valoriza a opinião de todos os responsáveis pela atuação estatal naquele tema”, pontuou Dominique de Castro Oliveira.

FORÇA-TAREFA VEÍCULOS - Instituída no mês de maio deste ano por meio da Portaria da SDS Nº 2780, a FT Veículos segue intensificando as ações de combate aos crimes contra o patrimônio em Pernambuco, com foco na redução da incidência de roubos e furtos de veículos.

FORÇA-TAREFA CARGAS - Iniciativa implantada em março de 2018 voltada para a prevenção e repressão do roubo de cargas no Estado.

FORÇA-TAREFA BANCOS - Foi iniciada em 2016, reunindo diversos órgãos de segurança atuantes no Estado para combater as ocorrências contra as instituições financeiras.

GT FUTEBOL - Criado em março de 2019, o GT Futebol tem por objetivo promover ações e estratégias conjuntas para o enfrentamento à violência nos estádios e em favor da cultura de paz.