Policiamento no Centro reforçado com Operação Papai Noel

Policiamento será incrementado de 21/11 a 31/12 em todas as áreas de comércio do Centro do Recife, época em que o fluxo de pessoas chega a passar de 1 milhão por dia devido às compras de fim de ano

A segurança pública no centro comercial do Recife ganha reforço neste fim de ano com a Operação Papai Noel 2019, que começa nesta quinta-feira (21/11) e prossegue até 31 de dezembro. São 4.762 postos de trabalho ativados em todas as operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para incrementar o policiamento preventivo e repressivo nos bairros centrais da Capital, além de ampliar a fiscalização de marquises e prédios, bem como a investigação de crimes contra o patrimônio. A operação busca proporcionar mais segurança nesta época de compras de fim de ano, quando o fluxo de pessoas chega a ser de 1 milhão por dia nas ruas do comércio do Centro, e conta com parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) e da Associação Comercial de Pernambuco (ACP).

O secretário executivo de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, acrescenta que estão sendo investidos R$ 358,4 mil em diárias e jornadas extras de servidores durante a Operação Papai Noel. “Neste período do ano, em que há uma injeção de recursos do 13º salário e as pessoas saem mais às ruas para fazer suas compras da Black Friday, do Natal e do ano novo, temos trabalhado estrategicamente, inclusive com ações de inteligência, no sentido de evitar e combater com mais agilidade os roubos e furtos. Nosso policiamento a pé se soma às equipes ordinárias do policiamento motorizado para que a população possa circular com tranquilidade”, completa.

POLICIAMENTO EM PLATAFORMAS ELEVADASA Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) ativará 2.280 postos de trabalho neste reforço durante todos os dias da semana, com policiamento ostensivo a pé pelas ruas do comércio, que já contam com policiamento motorizado. Terá apoio da Guarda Civil Municipal do Recife, a qual contribuirá com patrulhas a pé e motorizadas. Com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), que dedica 1.104 postos de trabalho a esta ação, haverá fiscalização da estrutura física dos prédios comerciais, incluindo vistoria de marquises e das instalações elétricas a fim de prevenir incidentes.

Pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), são 782 postos de trabalho dedicados exclusivamente à operação, atuando no combate à pirataria, ao furto de energia elétrica e na identificação criminal de suspeitos, além do trabalho investigativo. Por sua vez, a Polícia Científica dispõe de seis profissionais destacados especificamente para esta ação, realizando laudos periciais e apoio à PCPE.

VIDEOMONITORAMENTO - O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) atua na Operação Papai Noel 2019 com câmeras de videomonitoramento nos principais corredores do Centro do Recife, fazendo contato direto com os policiais que atuam em campo a fim de prevenir e reprimir crimes. Também dispõe de um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) instalado na Praça da Independência (Praça do Diario), no coração do bairro de Santo Antônio. O CIODS atende, ainda, às emergências policiais feitas pelo telefone 190.

Numa parceria com a CDL Recife, o policiamento na Operação Papai Noel inova com o uso de um drone para monitoramento por imagens. O equipamento foi doado pela entidade de lojistas para o 16° Batalhão de Polícia Militar (16° BPM).

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Atuando de forma integrada às políticas de segurança pública, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife une-se à Operação Papai Noel com ações de assistência social. Estão mobilizados 48 educadores sociais que desenvolvem ações de enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como iniciativas voltadas à população em situação de rua - um trabalho que estabelece conexões com os Conselhos Tutelares e com os sistemas de Justiça e de promoção da saúde.

PERÍCIA.FURTO DE ENERGIA FISCALIZAÇÃO DE MARQUISE.CENTRO EDITADA