SDS monitora realização do Enem 2021 em Pernambuco

CIODS ENEM 2021 DIA 1 1

Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) coordena as ações de mais de 4 mil PMs estão destacados para a operação de segurança na realização das provas no Estado, que começaram neste domingo (21/11) e voltam a ser realizadas no próximo (28/11)

CIODS ENEM 2021 DIA 1 3A partir das 4h da manhã de domingo (21/11), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) para monitorar e coordenar as operações da segurança pública durante o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado. Além da base no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) no Recife, o CICCR funciona em Caruaru e em Serra Talhada, cobrindo também Agreste, Zona da Mata e Sertão.

O trabalho de segurança e monitoramento se iniciou com o acompanhamento das equipes dos Correios, que distribuíram os cadernos de provas por 83 municípios e no distrito de Fernando de Noronha, em atuação integrada com o Exército Brasileiro. Nos dois domingos de operação, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) lançará 4.247 policiais por essas cidades, garantindo o policiamento motorizado e a pé em 820 locais de aplicação. Com isso, o efetivo ganhou um aumento de aproximadamente 40% em relação ao Enem 2020.

O primeiro domingo de provas foi marcado pela tranquilidade. A PMPE atuou em quatro ocorrências de perturbação de sossego próximo a locais de aplicação do exame, onde o som alto atrapalhava os candidatos. Os registros foram em Olinda (nos bairros de Águas Compridas e Rio Doce), Camaragibe (Centro) e Jaboatão dos Guararapes (Centro).

Segundo o coordenador do Ciods, coronel Luciano Nunes, o monitoramento nos dois domingos de Enem se dá desde a escolta da distribuição das provas até o final do dia, com o esvaziamento dos locais de realização do Enem. A ação inclui o videomonitoramento de escolas e outros locais de prova, assim como do movimento de chegada e saída de Terminais Integrados do transporte público.

"O CICCR atua como uma central de controle da segurança do Enem em todo o Estado, reunindo profissionais da SDS, das Polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e representantes do Inep, órgão do Ministério da Educação que organiza o exame. Diversas outras instituições estão igualmente envolvidas, como o Exército Brasileiro, Correios, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Samu, Guardas Municipais, Compesa, Neoenergia, CBTU e CTTU", detalha o oficial.

A operação da PMPE é um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prevê o pagamento de uma cota de jornada extra de serviço.

CIODS ENEM 2021 DIA 1