Primeiro semestre de 2019 tem redução histórica de homicídios

Pernambuco registrou 1757 CVLIs de janeiro a junho de 2019, contra 2284, no mesmo período de 2018. Uma redução de 23%. Número deste ano é inferior ao anotado em 2018, 2017, 2016 e 2015.

O primeiro semestre de 2019 foi o menos violento desde 2014. A Secretaria de Defesa Social registrou 1757 homicídios, 527 a menos do que em 2018. O que resultou numa diminuição de 23% no comparativo com o primeiro semestre do ano passado. Ao todo, 27 municípios mais Fernando de Noronha não registraram nenhum CVLI nos primeiros seis meses deste ano. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (11/07) pelo governador Paulo Câmara, que esteve à frente da reunião do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida (PPV), ao lado do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Junho de 2019 foi o 19º mês consecutivo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e o 22º de queda nos Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs) em Pernambuco. Nos homicídios, a diminuição em relação ao mesmo mês de 2018 foi de 24,7%: houve 253 mortes no mês passado, contra 336 no período equivalente de 2018.  Esse foi o segundo junho menos violento de toda a série histórica iniciada em 2004. Somente junho de 2013, com 238 CVLIs, ficou em um patamar menor. Desde setembro de 2014, ou seja, em uma sequência de 57 meses, esse foi o quantitativo mais baixo de crimes contra a vida.

Já na análise dos CVPs, que engloba as diversas modalidades de roubos, a retração em junho foi de 23,2% (6.521 casos em 2019, contra 8.493 no ano anterior). As estatísticas criminais da segurança pública foram analisadas na reunião desta quinta-feira (10/07) do Pacto pela Vida, comandada pelo governador Paulo Câmara.

“O planejamento e os investimentos feitos na segurança surtiram efeito na queda da criminalidade de forma geral, no Estado como um todo e de forma prolongada, consistente. Foram contratados mais de 7 mil policiais e bombeiros militares desde 2015,  abrimos batalhões, delegacias, expandimos a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros, além de ações conjuntas na prevenção. Vamos continuar investindo e aperfeiçoando as estratégias de enfrentamento à violência, para buscar não apenas estatísticas mais baixas, mas principalmente mais tranqüilidade e qualidade de vida para os pernambucanos”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, explicou a distinção entre o feminicídio e o homicídio contra mulheres. “O feminicídio teve uma redução de mais de 60% agora em junho, quando comparado com o mesmo período de 2018. É uma redução bastante expressiva. Da mesma forma, caiu o número de homicídios de mulher, cuja a motivação não é necessariamente o fato de a vítima ser mulher. As mulheres são mortas também por outros motivos, como por exemplo o envolvimento com tráfico de drogas e latrocínio. Esses casos não entram na conta do feminicídio. Mas a gente observa que há redução nas duas situações, tanto do feminicídio quanto do homicídio de mulheres”, detalhou.

Em relação aos CVPs, a queda no primeiro semestre de 2019 foi de 16,44%. De 50.597 casos nos primeiros seis meses de 2018, passou-se para 42.281 este ano, o que representa uma diferença de 8.316 roubos a menos.

Governador Paulo Camara participa da Reunião do Pacto Pela Vida07 Editada