Mais uma etapa do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta

Nesta quinta-feira (06), videoconferência contou com a participação de representantes da SDS, município de Paulista, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal

DSC_0068.JPG

Na tarde desta quinta-feira (06/06), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco participou de uma reunião por videoconferência com a Coordenação Nacional das Forças Tarefas do Programa Nacional de Enfrentamento a Criminalidade, que fica em Brasília. O encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura de Paulista, PF e PRF e de outros quatro (total de 5 cidades) Estados que integram o Programa. A videoconferência foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR).

O Programa Nacional de Enfrentamento a Criminalidade Violenta foi criado com a finalidade de fortalecer a integração entre as ações de segurança pública e defesa social nos âmbitos federal, estadual e municipal Polícias Judiciárias, e é promovido pelo Ministério da Justiça. A videoconferência teve como objetivo alinhar estratégias a serem adotadas antes da implantação do Plano no município de Paulista.

Após um mapeamento realizado em Paulista, o Programa chegou ao diagnóstico de que as principais áreas de atuação será o combate ao tráfico de drogas, de homicídio em suas modalidades tentadas e consumadas, de roubos de veículos e a transeuntes e de violência doméstica contra mulher.

Antes de dá início ao Plano, o secretário de Segurança Cidadã de Paulista, Manuel Alencar informou que estará realizando um curso de formação para 200 guardas de Paulista que auxiliarão no Programa.

Essa foi a última videoconferência realizada entre os representantes dos estados membros do Programa. No próximo dia 17 de junho, o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, estará viajando para Brasília, a fim de apresentar o Plano de Ação que será implantado em Paulista.