28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Corpo de Bombeiros alerta sobre fogos e fogueiras no São João

Corpo de Bombeiros alerta sobre manuseio de fogos de artifício e fogueiras nas festas juninas

A Operativa pede para que os adultos redobrem a atenção com as crianças.



O uso dos fogos de artifício faz parte da cultura nordestina durante as festas de São João. Dos menores aos grandes eventos, é difícil ver uma festa sem eles. Mas, assim como é preciso ter atenção ao acender fogueiras, soltar fogos também exige cuidado redobrado, dado que acidentes de queimaduras são as ocorrências mais comuns no período. 

A sargento Janaína Freitas, do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, explicou como proceder com os artefatos, desde a compra até a soltura, para garantir um São João divertido e seguro.

Ela ressalta que o primeiro passo é certificar-se da regularidade do estabelecimento onde o produto está sendo comercializado, sempre apresentando o atestado de vistoria regularizado pelo próprio Corpo de Bombeiros, que deve ser seguido pela análise da embalagem. “Na lateral da embalagem, é importante procurar e seguir as orientações indicadas pelo produto. Orientações do fabricante, lote, data de fabricação e, principalmente, a validade”, detalhou.

Isso também vale para quem vai acender fogueiras. Procure comprar madeira em locais que apresentem o Documento de Origem Florestal (DOF), alegando que são madeiras regulares para a prática. “Na hora de acender, opte por usar gravetos para estimular a proliferação do fogo ou bastão combustível, evitando o uso de gasolina, óleo, solvente, querosene ou qualquer outra substância inflamável”, alerta. 

A sargento também alertou para a forma como os fogos devem ser usados. Segundo ela, além do exagero na quantidade de artefatos adquiridos, é comum que muitos não sigam as orientações que estão no verso da embalagem. “Siga as instruções de uso. Nunca use as mãos como suporte para soltar os fogos e procure soltá-los sempre em locais abertos, longe de vegetação, da rede elétrica, de pessoas e, principalmente de crianças”, explicou.

Ao acender fogueiras, as orientações devem ser seguidas da mesma forma. E em caso de falhas ou acidentes, o extintor de incêndio e baldes com água devem estar sempre ao alcance, para que o primeiro passo de combate às chamas possa ser feito. E para finalizar, a sargento deixa claro que, assim como no trânsito, não é prudente misturar bebida álcoolica com manejo de fogueiras e fogos de artifício. “Se for consumir bebida alcoólica, não mexa com fogo. Soltura de fogos não podem ser associadas a álcool”, finaliza. 

Mas, em caso de emergência, salve os seguintes números:

 

• Emergência policial: 190

• Corpo de Bombeiros Militar: 193

• SAMU: 192

• E unidades da PCPE estão instaladas nos centros dos polos juninos para atender a população, assim como a Unidade da Polícia Científica que segue reforçada no período junino.